A casa em que nasceu o Papa Bento XVI no pequeno povoado da Bavária de Marktl am Inn, será vendida por um valor recorde, que poderia chegar a cinco milhões de euros, mas a prefeitura da cidade assegurou que o uso não poderá ser outro que o de um museu dedicado ao Pontífice.

A proprietária do imóvel, que decidiu mudar-se do outrora tranqüilo povoado que depois se converteu em um centro de peregrinação e turismo religioso, recebeu 30 propostas procedentes da Alemanha, Estados Unidos e alguns países árabes. Segundo a proprietária, Claudia Dald, a venda com um dos interessados pode ser realizada em quatro semanas.

O prefeito Hubert Gschwendtner, entretanto, assinalou que, seja quem for o novo proprietário, a casa construída em 1700 está sob a lei de proteção de patrimônio, e portanto, só pode ser utilizada como residência particular, mas de preferência como um museu, tal como é a casa natal de Karol Wojtyla na localidade polonesa de Wadowice.

No domingo passado, com ocasião da Jornada Mundial da Juventude, milhares de fiéis se concentraram na casa de Marklt am Inn para enviar uma saudação ao Papa Bento XVI, cujo avião sobrevoou o povoado de volta a Roma.

Os fiéis saudaram o Papa com fogos e velas, enquanto que os bombeiros iluminavam com refletores de alta potência sua casa natal.