O ramo de católicos cismáticos criado pelo falecido Arcebispo francês Marcel Lefebvre poderia começar seu caminho de retorno ao seio da Igreja católica durante uma próxima reunião que terá o Papa  Bento XVI com o atual líder cismático, Bernard Fellay.

A reunião não tem data confirmada, mas se produzirá na residência papal de Castelgandolfo  antes que conclua o verão europeu.

Fellay, superior general da “Sociedade de São Pio X” –o nome oficial do grupo que  reune aos quatro bispos, sacerdotes e fiéis leigos cismáticos-  devia reunir-se com o Pontífice sem publicidade alguma; mas a notícia se “filtrou” através de um dos quatro bispos ordenados por Lefebvre sem consentimento do Papa em 1988.

O Bispo cismático Richard Williamson enviou uma carta “confidencial” a seus fiéis informando que o Papa Bento tinha aceito um pedido de encontro solicitado por Fellay.

O Papa receberia a Fellay junto ao Pe.  Arnaud Sélégny, Secretário Geral  da Sociedade, em 29 de agosto; embora a data não foi confirmada pela Santa Sé

Segundo fontes próximas à Fraternidade, Fellay apresentará ao Papa Bento XVI dois pedidos para retornar à comunhão: o levantamento da excomunhão e a possibilidade de celebrar a missa de São Pio V em latim em qualquer parte do mundo sem necessidade de solicitar permissão escrita à autoridade eclesiástica local; tal como o estabelecem atualmente as normas da Igreja.