O Secretário Geral da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom Juan José Larrañeta, explicou a ACI Prensa que a Campanha “Compartilhar” deste ano –a mais importante iniciativa solidária episcopal- tem como objetivo atender aos meninos e jovens maltratados, realidade que expressa os mais graves problemas da sociedade nacional.

Segundo o Bispo, no social se observa no país a falta de coerência entre dizer e fazer. “Estamos em uma sociedade um pouco postiça, superficial, uma sociedade fariséia e falsa, porque uma coisa é o que sediz e outra é o que se apresenta”, indicou.

Esta falta de coerência tem graves conseqüências na problemática familiar que vive o país, pois ao não haver coerência “se destrói o amor dos maridos, mantêm-se unidos por temor à opinião dos outros, mas desapareceu a união porque se diz uma coisa e se faz outra”, ocasionando uma profunda ruptura que afeta diretamente aos meninos e adolescentes que devem viver, em muitos casos, em lares desintegrados e sendo vítimas do abuso e o mau trato de seus próprios pais.
A resposta da Igreja às necessidades

Para atender as necessidades da família no Peru e as diretas repercussões sobre os meninos e adolescentes, a CEP destinou este ano os recursos de sua campanha anual Compartilhar para atender aos meninos e jovens maltratados que habitam as cidades e os lugares mais afastados do território nacional.

“A Campanha Compartilhar a nível nacional pretende tratar de atender uma situação ou um problema real que existe no Peru e que tem o consenso de todas as dioceses do Peru através de seus bispos”, declarou Dom Larrañeta.

A Campanha Compartilhar nasceu no ano 1990 e desde então arrecada recursos a nível nacional  em uma coleta e a nível paroquial durante todo o ano.

Como Presidente da Campanha de Solidariedade “Compartilhar”, o Prelado indicou que a CEP decidiu dispor os recursos desta campanha entre dez ou doze projetos.

Embora a arrecadação não é suficiente para solucionar os problemas, busca-se um investimento na área educativa e maior concientização respeito da problemática, por isso o Prelado acrescentou que esse ano “queríamos chegar especialmente às famílias para que ofereçam a seus filhos uma educação no amor, no carinho, no afeto”.

Adicionou que a ajuda não é só econômica, pois “a campanha Compartilhar vai a distintos lugares do Peru a oferecer cursos, oficinas e capacitação para estes projetos”.

Dom Larrañeta chamou os meios de comunicação a ser conscientes do papel que têm na sociedade, dando-lhe um bom uso aos programas que transmitem e ajudando a projetos como Compartilhar, cultivando valores familiares e educando com a  informação.

Para conhecer mais a respeito da Campanha Compartilhar pode visitar a página www.iglesiacatolica.org.pe/cep/compartir ou escrever no endereço eletrônico compartir@iglesiacatolica.org.pe.