O Papa Francisco almoçou com 1.500 pobres no Vaticano por ocasião do III Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Universal celebrou no domingo, 17 de novembro.

Depois de celebrar a Missa na Basílica de São Pedro e a oração do Ângelus diante de milhares de fiéis reunidos na Praça vaticana, o Santo Padre foi à Sala Paulo VI do Vaticano, onde cerca de 1.500 pessoas necessitadas o aguardavam acompanhadas por alguns voluntários.

Trata-se do terceiro ano em que o Papa Francisco participa deste almoço com pessoas indigentes e voluntários de associações de caridade.

Conforme informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, o cardápio do almoço consistia em lasanha, picadinho de frango com creme de cogumelos, batata assada, sobremesa, frutas e café.

Pouco antes do almoço, o Pontífice lembrou que o tema da mensagem do Dia Mundial dos Pobres deste ano é "a esperança dos pobres jamais se frustrará" e dirigiu seus pensamentos àqueles que "nas dioceses e paróquias de todo o mundo promoveram iniciativas de solidariedade para dar esperança concreta às pessoas mais desfavorecidas”.

Além disso, o Papa agradeceu aos médicos e enfermeiros que prestaram serviço no Posto de Saúde gratuito que funcionou na Praça de São Pedro durante uma semana.

“Agradeço por tantas iniciativas em favor das pessoas que sofrem, dos necessitados, e isso deve testemunhar a atenção que nunca deve faltar aos irmãos e irmãs”. Confidenciou que há poucos minutos tinha visto uma estatística sobre a pobreza que “fazem sofrer”, por isso, pediu orações pela “indiferença da sociedade com os pobres” e, depois, permaneceu um momento em silêncio de oração.

Confira também: