Em uma mensagem de vídeo publicada por ocasião da próxima viagem apostólica do Papa Francisco ao Japão, de 23 a 26 de novembro, o Santo Padre fez um apelo contra armas nucleares: “Usar as armas nucleares é imoral”, sublinhou.

O Pontífice destacou que o Japão, que sofreu as consequências do emprego das armas atômicas com o lançamento de duas bombas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, “está ciente do sofrimento causado pela guerra”.

“Junto com vocês, rezo para que o poder destrutivo das armas nucleares nunca mais volte a ocorrer na história da humanidade”.

O Papa Francisco recordou o tema escolhido para sua visita: “Proteger toda a vida”. “Este forte instinto que ressoa em nosso coração, de defender o valor e a dignidade de cada ser humano, adquire particular importância diante das ameaças à convivência pacífica que hoje o mundo deve enfrentar, especialmente nos conflitos armados”.

Do mesmo modo, ressaltou a importância da “cultura do diálogo, da fraternidade, especialmente entre as diversas tradições religiosas, que podem ajudar a superar as divisões, promover o respeito pela dignidade humana e avançar no desenvolvimento integral de todos os povos”.

“Espero que a minha visita os encoraje no caminho do respeito mútuo e do encontro que conduz a uma paz segura, que dura no tempo, que não volta atrás. A paz tem esta beleza que, quando é real, não se retrai: a paz se defende com os dentes”.

O Pontífice também demonstrou sua satisfação pela “oportunidade de apreciar a grande beleza natural que caracteriza a sua nação e de expressar o desejo comum de promover, reforçar a proteção daquela vida que inclui a terra, a nossa casa comum e que de modo tão bonito a sua cultura simboliza com as cerejeiras em flor”.

Por fim, agradeceu pelo trabalho de todos os que tornaram esta viagem apostólica ao Japão possível. “Eu sei que há muitas pessoas que estão trabalhando para preparar a visita, sinceramente obrigado por esse esforço. E com a esperança de que nestes dias em que estaremos juntos sejam ricos em graça e alegria, asseguro-lhes a minha oração solidária, por todos e por cada um de vocês. E peço-lhes, por favor, que rezem também por mim. Muito obrigado”.

Confira também: