Um grupo de vândalos profanou a igreja do mosteiro carmelita Star of the Sea (Estrela do Mar), em Dublin (Irlanda) e agrediu verbalmente as religiosas idosas que moram no local.

A polícia já está investigando os fatos ocorridos na segunda-feira, 11 de novembro, por volta das 13h (hora local), quando desconhecidos ingressaram no mosteiro localizado na cidade de Malahide, na capital irlandesa, onde fizeram pichações nas paredes e insultaram as religiosas.

A notícia da profanação foi dada por Pe. Jimmy McPartland, na igreja de St Anne, durante uma Missa. O sacerdote explicou que os vândalos profanaram o templo, que geralmente fica aberto ao público, e gritaram "coisas muito horríveis" às religiosas.

Um porta-voz da polícia disse ao meio ‘Dublin Live’ que, embora as investigações já tenham começado, "nenhuma prisão foi feita".

Um paroquiano que vai com frequência à igreja atacada comentou ao meio que o “triste resultado de tudo isso é que aqueles que querem rezar na igreja do convento já não poderão fazê-lo livremente”.

“A capela sempre esteve aberta durante o dia para qualquer pessoa que quisesse ir para rezar ou refletir. Agora, devido a estas ações de alguns vândalos, já não poderemos usar com liberdade estas belas instalações, mas teremos que pedir uma chave”, disse.

O deputado Darragh O'Brien comentou que o incidente foi "lamentável" e que isso demonstra que a delegacia de Malahide deveria ser reaberta e que deveria funcionar todos os dias da semana.

"Qualquer vandalismo é ruim, mas o cometido contra um grupo de idosas religiosas é lamentável", afirmou.

"Infelizmente, nos acostumamos com roubos e assaltos na área, mas esse tipo de atos contra um mosteiro – que profanam um lugar religioso – é chocante", lamentou o deputado.

Confira também: