O ressonante êxito da Jornada Mundial da Juventude em Colônia se deveu a que a Igreja católica na Alemanha “confiou em Deus para a levar a cabo esta grande empresa”, disse o Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia; durante uma conferência de imprensa realizada logo da partida do Pontífice.

O Cardeal assinalou com humor que desde o começo “tinha decidido não estragar o bom humor, nem sequer pela segurança, mas sim desfrutar, porque algo como a Jornada Mundial é uma empresa de Deus”.

O Prelado encarregado da Jornada Mundial da Juventude, Dom Heiner Koch, sublinhou sobre tudo a espiritualidade demonstrada pela juventude, além dos encontros de massas.

Dom Koch assinalou que durante os cincos dias da Jornada se celebraram 250 catequeses simultâneas em diversos idiomas, “todas elas muito concorridas, as missas matutinas e as de meia-noite se encheram de jovens concentrados  e ‘as carpas de silêncio’ montadas para a oração particular resultaram um sucesso, como também as vigílias e a Via Sacra”, assinalou.

Por sua parte, o Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Karl Lehmann, assinalou que  a Juventude ganha terreno na Igreja e a Igreja entre a Juventude”.

O cardeal assinalou que “o Papa deu uma impressão magnífica”; porque “granjeou-se as simpatias com sua modesta forma de apresentar-se”.

Agora, acrescentou o Cardeal Lehmann, “trata-se de procurar a maneira de tirar inspiração desta Jornada da Juventude para o contato cotidiano com os jovens”.