Há alguns dias, na Indonésia, o país com o maior número de muçulmanos do mundo, foi celebrada a ordenação de sete sacerdotes, dois dos quais serão missionários na Polônia e na Amazônia brasileira, respectivamente.

A ordenação foi presidida em 31 de outubro pelo bispo de Malang, Dom Henricus Pidyarto Gunawan, junto a mais de cem sacerdotes e diante de milhares de fiéis. A cerimônia foi realizada na Catedral de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

Foto: Gerry Newan

Os presbíteros ordenados são ex-alunos do Prelado que, antes de ser elevado à dignidade episcopal para a sede de Malang, em 2016, era professor na Sekolah Tinggi Filsafat Teologi Widya Sasana (STFT) – faculdade católica de filosofia e teologia.

Os sacerdotes recém-ordenados são um diocesano, um carmelita, três da Congregação dos Discípulos do Senhor e dois da Sociedade do Verbo Divino.

A agência Asia News destacou em 4 de novembro que a Igreja na Indonésia “goza de florescentes vocações para a vida religiosa, incluindo o sacerdócio. Todos os anos, dezenas de novos sacerdotes são ordenados nos seminários maiores em todo o país”.

Foto: Gerry Newan

Inclusive, nas últimas décadas, cada vez mais sacerdotes e religiosos partem para o exterior para servir como missionários ou assumir papéis de destaque em ordens e comunidades.

Assim, os dois novos presbíteros da Sociedade do Verbo Divino: Pe. Fransiskus Mayrezky Diaz e Pe. Yohanes Baptis Joni, partirão como missionários, o primeiro para a Polônia e o outro para a Amazônia do Brasil.

Pe. Yohanes, de 32 anos, nasceu em Labuan Bajo, na ilha católica de Flores, na província de Sonda Oriental. Completou seus estudos em Malang e emitiu suas promessas definitivas em 2018. Em seu período de experiência pastoral de 2016 a 2018, serviu na paróquia de Josef Freinademetz, em Telok Katingan, na diocese de Palangka Raya.

Por sua parte, Pe. Fransiskus, 38 anos, é originário da ilha de Sumatra. Nasceu na província de Jambi, que faz parte do território da Arquidiocese de Palembang. Completou seus estudos no seminário menor de São Paulo. Ingressou na comunidade verbita de Java-Bali e completou sua formação em Filosofia e Teologia no STFT de Malang.

Pe. Fransiskus emitiu suas promessas temporais em 15 de agosto de 2012 e as promessas definitivas no ano passado. Fez seu período de experiência pastoral na paróquia de São Cristóvão, em Siborong-Borong, na Arquidiocese de Medan.

Confira também: