A comunidade católica vietnamita em Londres se reuniu para uma vigília e Missa em memória de seus 39 concidadãos que morreram no caminhão frigorífico encontrado em 23 de outubro em um parque industrial em Essex (Inglaterra).

Segundo Asia News, a vigília e a Missa ocorreram em 2 de novembro, na Igreja do Santo Nome e de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Londres, e participaram mais de 100 pessoas. Pe. Simon Nguyen presidiu a celebração junto com o Bispo Auxiliar de Westminster, Dom Nicholas Gilbert Erskine Hudon.

Pe. Nguyen lembrou como os 39 vietnamitas perderam a vida "buscando liberdade, dignidade e felicidade", enquanto o bispo pediu para rezar pela conversão dos traficantes de seres humanos.

"Pedimos a Deus que os acolha em seu reino, embora alguns deles não fossem católicos, mas acreditavam fortemente na paz eterna, então rezemos por todos eles", assegurou o sacerdote.

Em 23 de outubro, 39 corpos foram encontrados dentro de um caminhão frigorífico em Essex, no sudeste da Inglaterra. Segundo as autoridades britânicas, as vítimas eram 31 homens e 8 mulheres.

Embora houvesse dúvidas a princípio, em 1º de novembro as autoridades britânicas confirmaram que todos os corpos no caminhão frigorífico eram de pessoas de origem vietnamita.

No momento, existem cinco detidos, incluindo o motorista do caminhão, um homem de 25 anos que recebeu formalmente 39 acusações de homicídio.

Pe. Nguyen também afirmou que aqueles que compareceram a esta vigília de oração e Missa estavam muito "unidos na dor, porque todos somos refugiados". E afirmou que "todos os presentes, que em sua maioria eram vietnamitas, tinham chegado como refugiados nos anos 70, 80 e 90”.

O sacerdote também assegurou que nas últimas décadas os desaparecimentos de migrantes do Vietnã "não foram publicados nos meios de comunicação, mas muitos morreram" tentando chegar ao Reino Unido. "Essas vítimas (que morreram no caminhão frigorífico) e essa tragédia ficaram conhecidas, mas há muitos outros dramas que não conhecemos”.

Antes da celebração da Missa presidida por Dom Hudson, foi feito um minuto de silêncio. O Bispo pediu para rezar pelos familiares dos falecidos. Também pediu orações pelos traficantes de pessoas na esperança de que “esta tragédia tenha transformado seus corações”.

Confira também: