A imagem de Nossa Senhora de Luján, que acompanhou os soldados das Malvinas durante a guerra e permaneceu por 37 anos em uma catedral militar inglesa, retornou à Argentina no domingo, 3 de novembro.

O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, recebeu em audiência privada os veteranos de guerra das Malvinas, Miguel Ángel Trinidad e César González Trejo, depois que na quarta-feira, 30 de outubro, o Papa Francisco abençoou a imagem da Virgem de Luján que acompanhou os soldados na guerra e que havia permanecido até agora na Grã-Bretanha.

"É uma alegria imensa recuperar essa imagem tão querida", declarou um dos veteranos.

"A emoção é compartilhada por todos os veteranos de guerra presentes em Roma e também por aqueles que não puderam viajar", expressou González Trejo à Agência Informativa Católica Argentina (AICA).

Ao se referir ao valor da imagem da Virgem, o veterano lembrou que, “nas ilhas, a assistência espiritual dos sacerdotes presentes, os terços que pendurávamos no nosso peito e a presença de Maria na trincheira foram fundamentais”.

“Foi um apoio para enfrentar os momentos dramáticos e trágicos que passamos na guerra. Existem inúmeras histórias de colegas que viveram situações milagrosas e até conversão espiritual nesta guerra que marcou nossas vidas”, declarou.

Da mesma forma, comentou que, "ao finalizar a guerra, os soldados britânicos nos perguntavam por que todos nós tínhamos um terço pendurado, ficavam surpresos com a fé do soldado argentino". Por isso, “é uma imensa alegria recuperar uma imagem tão querida que ficou tantos anos fora do país e que agora fará uma peregrinação pelo país nas mãos do ordinário militar e do grupo que propôs a iniciativa: 'A fé do Centurião’”, disse o veterano das Malvinas.

Durante a reunião, realizada em clima de amizade e cordialidade, foram abordados vários assuntos, mas teve centralidade a expressão de gratidão dos veteranos ao Papa Francisco e ao Cardeal Parolin, por ter permitido o retorno da imagem de Nossa Senhora de Luján para o país. A mediação do Vaticano facilitou que as autoridades eclesiásticas militares de ambos os países concordassem em concretizar a devolução.

Da mesma forma, González Trejo reconheceu que “o Cardeal se mostrou muito interessado na situação que ocorre nos países da América Latina. Estava ciente de toda a gestão da Virgem”.

"Comentou-nos que celebrou uma missa para os capelães do mundo, onde ocorreu o encontro entre os dois bispos", disse. O Cardeal Parolin também "expressou a possibilidade de aprofundar os laços entre as igrejas de ambos os povos, em um marco espiritual e respeitoso", acrescentou.

O veterano Miguel Ángel Trinidad, por outro lado, é uma referência da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Peru e também representou a agência perante a República Bolivariana da Venezuela, em coincidência com o período em que o Cardeal Parolin servia como núncio apostólico naquele país.

Confira também: