O Papa Francisco celebrará a Missa dos Fiéis Defuntos, amanhã, 2 de novembro, nas catacumbas de Priscilla, em Roma.

O Pontífice anunciou nesta sexta-feira, 1º de outubro, Solenidade de Todos os Santos, no final da oração do Ângelus, que "amanhã à tarde celebrarei a Eucaristia nas catacumbas de Priscila, um dos locais de sepultura dos primeiros cristãos de Roma".

Além disso, o Santo Padre criticou a banalização da morte na cultura de hoje e convidou a visitar os cemitérios para rezar pelos defuntos: “Nestes dias, em que, infelizmente, circulam também mensagens de cultura negativa sobre a morte e sobre os mortos, convido vocês a não negligenciarem, se possível, uma visita e uma oração no cemitério. Será um ato de fé”.

As catacumbas de Priscilla foram escavadas entre o século II e o século V depois de Cristo, em um terreno doado por Santa Priscilla, uma cristã romana de linhagem nobre. No seu interior, há 13 quilômetros de galerias em vários níveis de profundidade.

Além disso, conserva inúmeras inscrições, lápides e pinturas dos primeiros cristãos, e exemplos únicos da iconografia cristã primitiva.

As Catacumbas de Priscilla conservam em seu interior a imagem mais antiga de Nossa Senhora, uma pintura em estilo pompeiano datada entre o final do século II e o início do século III depois de Cristo.

Confira também: