Ao finalizar a Missa de Clausura, Dom Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos se dirigiu ao Santo Padre e afirmou que os jovens estão “orgulhosos de ser cristãos, de ser discípulos de Cristo Mestre! Aqui  o senhor tem a Igreja jovem, uma Igreja cheia de esperança e de entusiasmo missionário!”

Dom Rylko indicou que “chegamos ao momento culminante da vigésima Jornada Mundial da Juventude que celebramos em Colônia”.

“Felix Colônia! És hoje verdadeiramente bendita –continuou o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos– cidade de Colônia, tu que em tua longa história nunca assististe a uma manifestação de fé tão importante, tão transbordante de fervor e entusiasmo!”

“Felix Europa! –prosseguiu o Arcebispo– És hoje verdadeiramente feliz, Europa, tu que nestes jovens cristãos voltas a encontrar a memória das raízes das quais nasceste, raízes que teceram a tua identidade mais profunda e que são garantia  do teu futuro!”. “Felix  Ecclesia! És hoje verdadeiramente bendita, Igreja tu que nestes filhos mostras ao mundo teu rosto sempre jovem”, acrescentou.

Finalmente Dom Rylko agradeceu a Bento XVI “por ter presidido esta Jornada mundial! Obrigado pelas palavras que dirigiu aos jovens participantes; com elas Sua Santidade tocou os seus corações!”.

“Todos estão preparados para partir de Colônia como jovens apóstolos do terceiro milênio!”, finalizou.

Logo da saudação, em uma singela cerimônia, o logotipo que presidiu esta JMJ Colônia 2005 foi entregue por partes a um jovem representante de cada um dos cinco continentes. O encarregado de dar cada uma das peças aos jovens foi o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, ante os aplausos de um milhão de peregrinos presentes.