No transcurso de uma Missa celebrada em Colônia em que participou a delegação chilena presente na XX Jornada Mundial da Juventude, o Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, disse que o Chile “pode esperar muitos destes jovens, pessoas que dilatam seu coração para sonhar em grande e por isso mesmo querem seguir o caminho dos Santos”.

Durante a celebração, que se levou a cabo em um lugar aberto de Colônia chamado Tanzbrunnen, o Cardeal fez referência a Santos como o beato Pe. Alberto Hurtado, a carmelita descalça Santa Teresa dos Andes, a beata Laurita Vicuña e “tantas pessoas extraordinárias que tivemos na história de nossa pátria”. Segundo o Arcebispo, “esta é uma imensa esperança para nossa pátria”.

Na Missa se recordou especialmente ao beato chileno que o próximo 23 de outubro será canonizado pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro.

Tendo como cortina de fundo as margens do Rhin e as duas torres da Catedral da cidade, o Cardeal assinalou que os “jovens foram convocados primeiro pelo João Paulo II, mas a um encontro de fé com Jesus Cristo, e em último lugar, com o Papa e por isso é que os jovens vêm e procuram o Senhor com o Papa que sucede a João Paulo II, com o mesmo carinho, a mesma abertura de coração que tiveram com o Santo Padre anterior”.

Além do Cardeal, estavam presentes na celebração o Presidente da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil, Dom Cristián Contreras Villarroel, e mais de 40 sacerdotes e religiosas. Do mesmo modo, centenas de peregrinos latino-americanos também participaram da Missa.

Por sua parte, o Vigário da Esperança Jovem, Pe. Galo Fernández, indicou que a ocasião  “é uma oportunidade de encontro dos chilenos, cheio de emoções e sentimentos profundos, de fé e de confiança. O que está passando no coração de cada um dos jovens é algo muito forte, algo verdadeiro que suscita desejos de santidade”.