No último domingo, 20 de outubro, os bispos de Portugal consagraram a Igreja Católica no país ao Sagrado Coração de Jesus, no Santuário de Fátima, após a Missa de encerramento do Ano Missionário.

Ao final da celebração e diante do monumento ao Sagrado Coração de Jesus, no centro do recinto do Santuário de Fátima, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Cardeal Manuel Clemente, e 37 bispos portugueses presentes expressaram: “Coração de Jesus, videira de que somos os ramos, neste lugar em que formos recordados de que os corações de Jesus e de Maria estão atentos à voz das nossas súplicas, a Igreja em Portugal a ti se consagra”.

Disseram ainda: “Coração de Jesus, Filho amado do Pai, a Igreja em Portugal Te Louva: damos-Te graças pela tua presença na história que continua a desafiar-nos ao compromisso com o Reino”.

“Que, pela oração e pela caridade, aprendamos de Ti a compaixão e a misericórdia e, atentos aos sinais dos tempos, encontremos hoje caminhos renovados de esperança para a nossa humanidade”, completaram os Prelados.

A Missa no Santuário de Fátima assinalou o encerramento do Ano Missionário em Portugal e também os 175 anos de presença do Apostolado da Oração no país.

Segundo informa a Agência Ecclesia, do episcopado português, em sua homilia, Dom Clemente destacou que o Apostolado da Oração teria sido “o movimento que mais se espalhou” pelas paróquias portuguesas, “garantindo a vida da fé em tempos particularmente difíceis para a própria sobrevivência das comunidades cristãs”.

“Ligando oração e apostolado, relançou a Igreja e a missão. Assim o quis recentemente o Papa Francisco, retomando-o como Rede Mundial de Oração do Papa. E os mesmos frutos reaparecerão decerto”, acrescentou.

O também Patriarca de Lisboa lembrou ainda a importância da oração para a missão, ressaltando que “não vai uma sem a outra, antes se enriquecem mutuamente”.

“A fé confirma-se na missão e a missão confirma a fé”, disse.

“E relembremos sempre que Jesus ligou a quantidade e qualidade dos operários da sua messe à nossa oração nesse sentido. Concluamos assim, pela positiva: mais oração, mais missão”, concluiu.

Confira também: