A Basílica da Sagrada Família teve que fechar suas portas por algumas horas nesta sexta-feira, porque grupos independentistas bloquearam os acessos ao templo, como parte de seus protestos contra a sentença do Supremo Tribunal da Espanha que, em 15 de outubro condenou seus líderes por sedição.

Os acessos a esta importante igreja, obra do arquiteto Antonio Gaudí, foram bloqueados pelos independentistas a partir das 11h, convocados pelo coletivo Pícnic per la República. Os manifestantes carregavam cartazes e exigiam a libertação de seus líderes.

Entretanto, a manifestação obrigou os responsáveis do templo a fechar as portas, com turistas e fiéis dentro do recinto.

“Como um grupo de manifestantes se encontra neste momento diante das portas da Basílica, não se pode garantir o acesso ao recinto. Esperamos que se possa restabelecer a normalidade em breve. Recordamos que a Sagada Família permanecerá aberta sempre que se possa garantir a segurança e a qualidade da visita”, informaram através da conta de Twitter da basílica.

Depois de algumas horas, os turistas e pessoas que estavam no interior do templo puderam sair.

Os protestos que ocorrem nestes dias em várias cidades da Catalunha começaram depois que o Supremo Tribunal da Espanha condenou com penas entre 9 e 13 anos os nove líderes que promoveram o referendo ilegal de outubro de 2017.

Os protestos degeneraram em atos de violência com contêineres queimados e confrontos com a Guarda Nacional e os Mossos d'Escuadra.

A Basílica da Sagrada Família também informou que, por causa da situação, foi cancelada a iluminação do templo que ia ser realizada neste sábado, 19 de outubro, por ocasião do Dia Mundial Contra o Câncer de Mama.

Confira também: