O Papa Francisco nomeou Dom Mario Grech, até agora Bispo de Gozo, em Malta, como Pró-Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos.

O anúncio foi feito pelo Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, em uma declaração lida nesta quarta-feira, 2 de outubro, na Sala de Imprensa do Vaticano.

“Por designação do Santo Padre, tenho a honra de comunicar o seguinte: O Santo Padre, com data de hoje, nomeia como Pró-Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Sua Excelência Dom Mario Grech, Bispo de Gozo. Nomeia-o, também, como Administrador Apostólico desta diocese até a nomeação de um novo bispo”.

O Cardeal explicou que, "ao assumir o cargo, o Pró-Secretário-Geral trabalhará junto com o Secretário-Geral para tomar conhecimento direto da instituição e de seus componentes e adquirir o conhecimento dos procedimentos e das instâncias de suas competências".

O Cardeal Baldisseri, de 79 anos, também disse que Dom Grech “servirá como Pró-Secretário-Geral até o final do mandato do Secretário-Geral para assumir esse cargo. Em sua qualidade, o pró-secretário-geral participará como membro do iminente Sínodo (da Amazônia), que começará em 6 de outubro”.

O Cardeal italiano não especificou a data em que concluirá seu trabalho como Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos.

Dom Mario Grech tem 62 anos. Nasceu em 20 de fevereiro de 1957 e foi ordenado sacerdote em 26 de maio de 1984.

Estudou Direito Canônico e Direito Civil na Pontifícia Universidade Lateranense. Mais tarde, especializou-se em Direito Canônico, obtendo um doutorado pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino.

Foi nomeado Bispo de Gozo em 26 de novembro de 2005, aos 48 anos, e recebeu a consagração episcopal em 22 de janeiro de 2006.

Confira também: