“Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história". Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2020, segundo informou o Vaticano através de um comunicado de imprensa.

O comunicado explica que, com esse tema, retirado do Livro do Êxodo, "o Papa Francisco afirma que a herança da memória é particularmente preciosa na comunicação".

“Francisco recordou muitas vezes que não há futuro sem o enraizamento na história vivida. Desta forma, ele nos leva a entender que a memória não deve ser considerada um ‘corpo estático’, mas uma ‘realidade dinâmica’. Através da memória, se dá a transmissão de histórias, esperanças, sonhos e experiências de uma geração à outra”.

O comunicado continua explicando a motivação do tema escolhido pelo Pontífice e ressalta que “também nos recorda que toda história nasce da vida, do encontro com o outro. Portanto, a comunicação é chamada a colocar a memória em contato com a vida, mediante a narração”.

"Para comunicar a força vital do Reino de Deus, Jesus recorreu ao uso de parábolas, deixando aos ouvintes a liberdade de aceitar ou não suas narrações , assim como também de transmiti-las", destaca-se.

Dessa forma, “a força de uma história é expressa pela capacidade de gerar mudanças. Uma história exemplar tem uma força transformadora. É o que experimentamos quando nos deparamos, através da história, com a vida dos Santos”.

Mais uma vez, conclui o comunicado, o Pontífice “coloca ao centro da sua reflexão a pessoa com seus relacionamentos e sua capacidade inata de se comunicar. O Papa pede a todos, sem excluir ninguém, que façam frutificar este talento: fazer da comunicação um meio para construir pontes, unir e compartilhar a beleza de ser irmãos em um tempo marcado por contraposições e divisões”.

Confira também: