Pe. Hugo Valdemar, cônego penitenciário da Arquidiocese do México, fez um chamado aos católicos para que nos empenhemos “por recuperar a grandiosidade da Eucaristia e fazê-la realmente o centro e ápice de nossa vida”.

Em sua coluna "Alarme sobre a Missa", publicada recentemente pelo jornal mexicano ContraRéplica, o sacerdote mexicano enfatizou que a Eucaristia "não é um símbolo, mas realmente o corpo e o sangue do Senhor".

Pe. Valdemar refletiu sobre um estudo recente realizado nos Estados Unidos que revelou que apenas 26% dos católicos com menos de 40 anos acreditam na presença real de Cristo na Eucaristia.

"Este é um dado escandaloso se levarmos em consideração o que diz o Vaticano II: a Eucaristia é o centro e o ápice da vida cristã", disse o presbítero.

"Como pode ser o centro e ápice da fé um sacramento que, como o dos protestantes, é apenas um símbolo do corpo e sangue de Cristo, mas no qual não está a presença real do Senhor?”, questionou.

Embora "não tenham realizado um estudo no México", Pe. Valdemar alertou que "existem sinais externos preocupantes que nos fazem perceber o quanto a nefasta dessacralização atingiu profundamente as nossas comunidades”.

“Por exemplo: a maneira inadequada de se vestir e desrespeitosa de se sentar dos fiéis que participam da Missa, entrar no templo sem ajoelhar-se diante do sacrário, levar e consumir alimentos durante a celebração, atender o celular durante a mesma, permanecer de pé ou, pior ainda, sentados durante o momento solene da consagração, demonstra a mesma soberba de Satanás: ‘Non serviam’, ‘Não te servirei’”.

O sacerdote também lamentou “a forma desordenada como os fiéis fazem a fila para receber a comunhão como se fossem receber um biscoito; para não falar da música sacra que em muitos lugares desapareceu e foi substituída por canções horríveis cheias de sentimentalismos, sem verdadeiro conteúdo litúrgico”.

Para concluir, o presbítero incentivou a tornar realidade em nós “as palavras de Jesus: ‘Quem come deste pão viverá eternamente’".

Confira também: