O Cardeal William Joseph Levada, Prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, faleceu aos 83 anos de idade.

O Cardeal Levada foi o primeiro sucessor do Cardeal Joseph Ratzinger à frente da Congregação após sua eleição como Papa com o nome de Bento XVI.

Além de ser prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal Levada também foi membro da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, da Congregação para as Causas dos Santos, da Congregação para os Bispos, da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Nasceu em 15 de junho de 1936, em Long Beach, Arquidiocese de Los Angeles (Estados Unidos). Frequentou o ensino fundamental e médio em Long Beach e ingressou no Seminário da Arquidiocese de Los Angeles. Em 1958, foi enviado a Roma para continuar sua formação no Colégio norte-americano. Formou-se em estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, recebendo o doutorado em Sagrada Teologia Magna.

Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1961, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Realizou diversos trabalhos pastorais em diferentes paróquias e ensinou teologia no St. John's Seminary School of Theology.

Em 1976, foi nomeado oficial da Congregação para a Doutrina da Fé e ensinou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 1982, foi designado como diretor executivo da Conferência Episcopal da Califórnia, em Sacramento.

Foi eleito Bispo Titular de Capri em 24 de março de 1983 e consagrado em 12 de maio do mesmo ano na Catedral de Santa Viviana de Los Angeles.

Serviu como vigário episcopal no Condado de Santa Bárbara até sua nomeação, em 1986, como chanceler e moderador da Cúria. Em 1º de julho de 1986, foi promovido à sede metropolitana de Portly, Oregon.

De 1986 a 1993, serviu como o único bispo norte-americano no comitê editorial da Comissão Vaticana para o Catecismo da Igreja Católica. Foi o autor do Glossário do Catecismo, publicado na segunda edição em inglês do Catecismo.

Foi nomeado Arcebispo Coadjutor de San Francisco, em 17 de agosto de 1995. Sucedeu na sede metropolitana de San Francisco, em 27 de dezembro de 1995. Em 1997, participou da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América.

Foi nomeado prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé em 13 de maio de 2005 e criado cardeal no consistório de 24 de março de 2006, por Bento XVI.

Confira também: