O Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria Romana concluiu a primeira releitura do esboço da próxima Constituição Apostólica da Santa Sé. Foi oque informou a Sala de Imprensa vaticana nesta quinta-feira, 19 de setembro, em comunicado oficial.

Esta reunião do Conselho de Cardeais teve início em 17 de setembro e participaram dos trabalhos o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin; o Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga; o Arcebispo de Munique (Alemanha), Cardeal Reinhard Marx; o Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Seán Patrick O’Malley; o Arcebispo de Bombaim (Índia), Cardeal Oswald Gracias; o Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello; e o Secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro, bispo de Albano, junto com Secretário adjunto, Dom Marco Mellino.

De acordo com o comunicado oficial vaticano, esta reunião “concentrou-se na releitura e modificação do esboço da nova Constituição Apostólica, com base nas várias contribuições que chegaram das Conferências Episcopais, das observações dos dicastérios da Cúria Romana e das sugestões fornecidas pelos organismos interessados”.

Neste sentido, a Sala de Imprensa da Santa Sé assinalou que os membros do Conselho de Cardeais refletiu sobre as indicações do Papa “relativas à comunhão e sinodalidade”.

Por fim, a próxima reunião do Conselho de Cardeais será no Vaticano, de 2 a 4 de dezembro.

Confira também: