O Cardeal George Pell apresentou um recurso, nesta terça-feira, 17 de setembro, ao Supremo Tribunal de Justiça da Austrália contra a sentença emitida em 21 de agosto pelo Tribunal de Apelações de Vitória, que confirmava sua condenação por abusos sexuais de menores.

O recurso, que estava pendente de uma permissão especial para sua execução, foi finalmente efetivado um dia antes do limite de 28 dias disponíveis para poder apresentá-lo.

Segundo fontes consultadas pela agência em inglês do Grupo ACI, Catholic News Agency, o Cardeal Pell estaria exercendo seu último recurso.

Também é preciso levar em consideração que, embora a maioria das permissões especiais de recursos seja rejeitada pelo Supremo Tribunal de Justiça, é provável que este caso seja diferente, devido à polêmica desencadeada após a decisão do Tribunal de Apelações.

Portanto, o Cardeal está diante da última via legal para reverter sua condenação à prisão. Se o Supremo Tribunal de Justiça confirmar a decisão do Tribunal de Apelações, deverá cumprir a sentença imposta a ele.

O Cardeal, de 78 anos, foi considerado culpado de cinco acusações de abusos sexuais contra duas crianças do coro quando era Arcebispo de Melbourne, em 1996 e 1997. A sentença, emitida em 11 de dezembro de 2018 considerou como verdadeiros os fatos que, segundo as denúncias, teriam ocorrido após a Missa dominical.

A sentença condenou o Cardeal a 6 anos de prisão, dos quais deve cumprir pelo menos 3 anos e 8 meses antes de poder solicitar a liberdade condicional.

Confira também: