O Presidente do Departamento de Catequese da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU) e Bispo de Canelones, Dom Orlando Romero, recordou aos catequistas que “antes que nada, somos testemunhas viventes do que Jesus espera de cada catequizando”.

Em uma mensagem com ocasião do Dia da Catequese que se celebra em 21 de agosto, o Prelado explicou que a Igreja confia aos catequistas a missão de acompanhar a quem se inicia na vida cristã vivendo “conforme à proposta do Evangelho de Jesus”.

“Seria uma incoerência, tremendamente deseducadora e anti-testemunhal, que indiquemos o caminho do encontro pessoal com Cristo aos meninos, aos jovens e aos adultos, e nós, catequistas, ficássemos à margem”, afirmou.

Por outro lado, Dom Romero explicou o significado do cartaz criado para esse ano, o qual, indicou, remete à pessoa de Maria, quem é o “espaço vivo da presença de Jesus nela”. “Maria, ânfora aberta que será cheia do melhor Vinho da nova e eterna aliança”, destacou.

Do mesmo modo, assinalou que o círculo com a  cor do fogo que aparece no cartaz “é o novo sol que se levanta e que Maria nos oferece na Eucaristia, fonte e cume da vida e da missão da Igreja”.

“Como irmão bispo me uno a todos vocês com a admiração e gratidão pela dedicação discreta e sacrificada (...) no ministério da catequese no coração de nossas cidades e de nossos povos, como no silêncio de nossas zonas rurais”, indicou finalmente.