O Papa Francisco visita esta semana alguns países da África subsaariana, uma área do continente que terá uma parte cada vez maior da população cristã mundial nas próximas décadas, segundo um amplo estudo.

O estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Pew Research em 2017 afirma que "o futuro do cristianismo está na África", porque, "para 2060, uma pluralidade de cristãos, mais de quatro em cada dez, chamará a África subsaariana de lar, em comparação a 26% em 2015”.

Ao mesmo tempo, o estudo prevê que a proporção de cristãos que vivem em muitas outras regiões, especialmente na Europa, diminuirá.

Segundo o centro de pesquisa, esse fenômeno é explicado por uma combinação de fatores demográficos, que incluem fertilidade, idade e migração, bem como a mudança de religião para o cristianismo ou fora do mesmo.

“Na África subsaariana, os cristãos, em média, são relativamente jovens e têm mais filhos do que seus correligionários em outros lugares, contribuindo para o rápido crescimento populacional projetado nas próximas décadas. Pelo contrário, os cristãos europeus são muito mais velhos e têm menos filhos”, e muitos abandonam a fé, explica Pew Research.

Para saber mais sobre este estudo, acesse AQUI.

Confira também: