Pela primeira vez, a Athletica Vaticana estará entre os promotores da Meia Maratona de Roma Via Pacis, que será realizada em 22 de setembro.

A representação oficial de atletismo da Santa Sé assume o lugar do Pontifício Conselho da Cultura, que tinha sido encomendada pela Secretaria de Estado.

No dia 9 de setembro, será oficialmente apresentada a terceira edição da Meia Maratona de Roma (Rome Half Marathon Via Pacis), na qual participarão o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, a prefeita de Roma, Virginia Raggi, e o presidente da Federação Italiana de Atletismo (FIDAL), Alfio Gioni.

Mons. Melchor Sánchez de Toca, subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura e presidente da Atlhetica Vaticana, disse que, “desta maneira, a estrutura institucional da Via Pacis se torna mais homogênea: em conjunto com a Roma Capitale [Prefeitura de Roma], o evento é convocado por duas instituições esportivas 'nacionais', a italiana FIDAL e a vaticana”.

A meia maratona Roma Via Pacis tem uma distância de 21,9 quilômetros e, ao mesmo tempo, ocorre a corrida não competitiva "Run for Peace", de 5 quilômetros.

Segundo informam no comunicado, junto com os corredores da Athletica Vaticana, também haverá representantes da Gendarmaria Vaticana, da Guarda Suíça Pontifícia, do dispensário vaticano de Santa Marta, onde as famílias carentes são atendidas, e muitos outros departamentos da Santa Sé, entre os quais a Secretaria de Estado.

Além disso, também participará um grupo de jovens imigrantes acolhidos pela Cooperativa Auxilium no centro "Mondo Migliore", na localidade de Rocca di Papa, Roma (Itália).

"Uma participação apaixonada para testemunhar pelas ruas de Roma a abertura concreta ao diálogo e à amizade com todos", declarou Mons. Sánchez de Toca.

Com este evento, a Athletica Vaticana relança sua presença com atletas de todo o mundo, também através da espiritualidade, solidariedade e cultura.

Athletica Vaticana nasceu de forma espontânea do encontro de vários trabalhadores do Vaticano que treinavam nas primeiras horas da manhã, nas proximidades do Vaticano. Dessa maneira, a Secretaria de Estado deu uma forma jurídica a essa “comunidade de amigos”, para “um testemunho cristão nas ruas, literalmente 'em saída', como pede o Papa Francisco, entre os homens e mulheres que vivem a paixão do esporte”.

Nesta equipe de corredores do Vaticano, há 18 nacionalidades presentes. O mais jovem é um Guarda Suíço de 19 anos e o mais velho tem 62 anos e é professor na Biblioteca Apostólica do Vaticano.

Confira também: