O Papa Bento XVI manifestou estar "profundamente sentido" pelo acidente aéreo ocorrido nesta terça-feira no Afeganistão, que deixou como saldo a morte de 17 oficiais e soldados do exército espanhol, e ofereceu suas orações e consolo a quem chora a tragédia.

Por meio de um telegrama dirigido ao Arcebispo da Espanha, Dom. Francisco Pérez González, o Secretário de estado vaticano, Cardeal Angelo Sodano, manifestou que o Santo Padre "oferece sufrágios" pelo eterno descanso dos falecidos e "eleva fervorosas orações para que o Senhor conceda seu consolo a quantos choram a lamentável tragédia".

Do mesmo modo, rogou ao Prelado espanhol transmitir seu sentido pêsames "aos familiares dos militares falecidos assim como seus sentimentos de proximidade, enquanto lhes dá coração a confortadora bênção apostólica".

O helicóptero classe Cougar, que realizava exercícios dentro da missão da Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF, siglas em inglês) da OTAN, caiu a 20 quilômetros ao sul da base espanhola em Herat, causando a morte dos cinco membros da tripulação e os doze efetivos que deslocavam, integrantes do Regimento de Infantaria Leve Aerotransportável "Isabel a Católica" com base em Pontevedra.

Embora ainda não se descarta nenhuma hipótese sobre a causa da tragédia, as primeiras investigações indicam que se trataria de um acidente e não de um ataque armado.

Por sua vez, o Executivo espanhol declarará dois dias de luto oficial a partir da chegada dos restos mortais dos 17 militares.

Trata-se do primeiro acidente de aviação que atinge o Exército espanhol no estrangeiro desde que um avião Yak-42 se estrelou em 2003 na localidade turca da Trebisonda, onde morreram 62 soldados.