Há dez anos, um grupo de pessoas na Venezuela começou a trabalhar para promover a cultura do trabalho. O presidente e fundador de "Trabalho e Pessoa", Alejandro Marius Martínez, explicou ao Grupo ACI e à EWTN Noticias que o principal objetivo da organização é "promover o valor do trabalho e a dignidade da pessoa".

"Para nós, é importante destacar que a pessoa deve ser protagonista de sua vida, que através do trabalho possa se desenvolver e também contribuir para a construção do bem comum na Venezuela", indicou em entrevista concedida a EWTN Noticias e ao Grupo ACI.

Nesse sentido, Marius reconheceu os desafios atuais que têm na missão que realizam neste país latino-americano. "A situação que estamos vivendo na Venezuela é dramática de todos os pontos de vista", reconheceu o presidente de Trabalho e Pessoa.

Após receber acompanhamento espiritual de uma religiosa beneditina, Marius se questionou sobre o "significado de todas as coisas: Por que vale a pena trabalhar, por que vale a pena se envolver pelo bem, também de outras pessoas?".

E depois de um tempo para avaliar a situação, fundou Trabalho e Pessoa, atividade na qual Alejandro Marius se dedica 100%, junto com sua equipe de cerca de 30 pessoas, buscando “fazer propostas que ofereçam oportunidades para as pessoas, especialmente os jovens e mulheres, com quem trabalhamos, oportunidades para que, através do trabalho, possam sair adiante”.

Nesse sentido, Trabalho e Pessoa desenvolve vários projetos sociais, como educação para o trabalho ou empreendedorismo na Venezuela. Mas também estão interessados ​​em que "o trabalho seja como um ‘trending topic’ (tema de tendência). Ou seja, que 'esteja na moda', que as pessoas queiram trabalhar, que queiram sair adiante, que não esperam que as coisas lhes sejam dadas, mas que se dediquem a trabalhar”, disse.

Apoio da igreja

“Nós fazemos um bom trabalho de mãos dadas com a Igreja. Graças a Deus, recebemos muito apoio e palavras de esperança e encorajamento, não apenas na Venezuela, com o episcopado com o qual temos uma relação excelente, mas com várias congregações religiosas e também em Roma, assim como em diferentes partes do mundo”, disse Marius ao Grupo ACI.

Por isso, o fundador e presidente de Trabalho e Pessoa lançou um chamado à esperança: “Muitas vezes pensamos que a esperança é algo que vem apenas de fora, que vem das mudanças que podem ser alcançadas, em nível macro, através da mudança de poder, é verdade, com condições mais favoráveis, podemos trabalhar melhor”.

No entanto, Marius lembrou que, “para nós, cristãos, a esperança é algo que Deus nos dá, que encontra um lugar em nosso coração e que, doando-nos ao próximo, mudando a vida de uma pessoa e seguindo nosso 'metro quadrado', podemos fazer uma mudança que é muito mais duradoura, muito mais eficiente, para suportar a situação difícil que temos de viver na Venezuela”, encorajou.

Por fim, Alejandro Marius solicitou orações pela missão que realizam: "precisamos muito delas para continuar fazendo nossa vocação na Venezuela".

Confira também: