A popular plataforma online de aprendizagem de idiomas Duolingo lançou um novo curso para pessoas que desejam aprender latim, língua que permite estabelecer contato com a vasta herança da Igreja Católica acumulada ao longo dos séculos.

O curso foi lançado em 28 de agosto e já conta com vários milhares de pessoas inscritas que aprenderão através de lições curtas que podem ser realizadas em qualquer momento e lugar, segundo indica a empresa.

“O latim nos rodeia todos os dias. Está em nosso dinheiro, nossos edifícios, inclusive em nossas camisas de futebol. É a língua da lei e da medicina e a base de muitos outros idiomas”, disse um porta-voz de Duolingo.

Aprender latim também “permite às pessoas de fé católica romana obter uma conexão mais profunda com sua religião”, acrescentou.

O doutor Marco Romani, gerente de divulgação do Instituto Paideia, uma organização educativa que promove o estudo do latim e do grego antigo e que se associou a Duolingo para criar o programa de latim, conversou sobre este tema com o Grupo ACI.

“O latim foi considerado durante muito tempo como um idioma ‘morto, lido’ que só existe nas páginas de livros empoeirados. Ao contrário, nós nos esforçamos para considerar o latim como um idioma de comunicação, um idioma que as pessoas possam falar e, o que é mais importante, que as pessoas possam aprender falando”, disse Romani.

O especialista assegurou que o curso foi feito para principiantes sem “familiaridade prévia com o latim” e que qualquer pessoa pode “completa-lo com êxito” e “alcançar um nível de fluidez superior à média”.

Aprender conversação em latim é o que faz com que o curso de Duolingo seja diferente dos meios mais tradicionais de estudar o idioma antigo, disse e explicou que optaram por focar o curso na conversação, sobre a gramática, com o objetivo de ajudar os estudantes a ter mais fluidez.

“A maioria dos professores de latim tradicionais, ao contrário, focam na tradução de textos em latim. Duolingo ensina frases simples de conversação que gradualmente ajudam os alunos a interiorizar as estruturas linguísticas mais importantes que precisam para melhorar seu latim”, disse Romani.

O especialista assegurou que “estudar latim aumenta seu domínio do próprio idioma” e oferece acesso “ao imenso corpo de literatura escrita em latim desde a antiguidade até a era moderna”.

“Pode-se obter uma melhor apreciação de autores como Agostinho, Boaventura e Tomás de Aquino, o que acredito que seja importante para católicos não católicos”, afirmou.

“Não apenas os professores e especialistas são apaixonados pelo latim”, disse ao Grupo ACI o jornalista Alessandro De Carolis, que edita “Hebdomada Papae, notitiae vaticanae latine redditae” (A semana do Papa, notícias vaticanas em língua latina), um novo boletim semanal de notícias em latim em Rádio Vaticano. O segmento, que é transmitido todos os sábados, oferece um resumo semanal de cinco minutos das notícias do Vaticano, completamente em latim.

De Carolis disse que os latinistas do papa não só leem e escrevem em latim, como também o falam entre eles.

“Mantêm esta língua que morreria, eles a mantêm bastante viva”, disse assegurou que o latim é um idioma que se renovou ao longo dos séculos.

“De fato, o latim nunca morreu, porque mesmo hoje os latinistas do Papa estão inspirados para criar novas palavras que não existiam no latim clássico para explicar os termos modernos”, explicou.

Pe. Waldemar Turek, diretor do Escritório de Letras Latinas do Vaticano, também apresenta um programa de rádio italiano sobre o latim, que segue diretamente “Hebdomada Papae”, chamado “Anima Latina”, e explora o valor e a importância do latim como o idioma da Igreja.

De Carolis recordou um comentário do diretor do Dicastério para a Comunicação e de Vatican News, Andrea Tornielli, o qual propôs a ideia do programa de notícias em latim, ao considerar que é uma língua “que olha para o futuro”.

“Parece um paradoxo, mas acredita que é verdade. Ele acredita que, certamente amanhã e depois de amanhã, sempre, de alguma maneira, em algum lugar do mundo, continuaremos falando latim”, acrescentou De Carolis.

Para ingressar no curso de latim, acesse AQUI.

Confira também:

Mais em