Após aceitar a renúncia por motivo de idade de Dom Rino Passigato, o Papa Francisco nomeou hoje como Núncio Apostólico em Portugal o Arcebispo Italiano Ivo Scapolo, até agora Núncio no Chile.

Segundo informações do Boletim da Santa Sé e da Agência Ecclesia, do episcopado português, Dom Ivo Scapolo, de 66 anos, foi confirmado como novo núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) em Portugal.

Dom Ivo Scapolo nasceu em Pádua, em 24 de julho de 1953, e foi ordenado sacerdote em 4 de junho de 1978; entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1984 e exerceu missão nas representações pontifícias de Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano. Já como núncio apostólico, representou a Santa Sé na Bolívia (2002-2008), Ruanda (2008-2011) e Chile (2011-2019).

“A Igreja Católica no Chile foi afetada nos últimos anos por uma crise provocada por casos de abusos sexuais, que levaram à renúncia de vários bispos e à intervenção do Papa Francisco”, recorda Agência Ecclesia.

Desde a renúncia de Dom Rino Passigato, nomeado por Bento XVI em 2008 como Núncio Apostólico em Portugal, a “Embaixada” do Vaticano em terras lusas esteve sob os cuidados de Monsenhor Amaury Medina Blanco, Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica no país.

“Portugal foi para mim a realização de um sonho, de um desejo, e o coroar de uma vida dedicada a este serviço”, apontou Dom Rino Passigato em uma de suas últimas declarações como representante pontifício no país.

Confira também: