A fim de formar os fiéis no cuidado da Criação, será realizada, no dia 5 de setembro, uma conferência online sobre o estado atual do oceano e sua administração, seguindo o chamado do Papa Francisco através de sua encíclica Laudato Si.

O evento é uma iniciativa de Plastic Bank´s Faith Stewardship Movement e contará como conferencista com Pe. Joshtrom Isaac Kureethadam, coordenador de ecologia e criação no Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral e autor de ‘Os Dez Mandamentos Verdes da Laudato Si’.

Dr. Robert Sluka, do Programa de Conservação Costeira, também participará; bem como Dr. Peter Nitschke, especialista inter-religioso de Plastic Bank. O seminário online será moderado por Ryan Thomas, cofundador de Plastic Bank´s Faith Stewardship Movement, uma iniciativa “dedicada a educar e formar pessoas de fé para responder ao chamado de Deus de administrar toda a criação”.

Nesse sentido, o seminário web do dia 5 de setembro busca guiar os cristãos para que possam "colocar sua fé em prática e assim converter-se na mudança que o mundo precisa hoje". O evento será às 11h (hora do leste dos Estados Unidos).

Apenas 100 pessoas poderão participar, por isso as reservas devem ser feitas através do site: www.plasticbank.com/blog/season-of-creation/.

O Tempo da Criação

No dia 1º de setembro, o mundo celebra o Tempo da Criação, uma tradição que culmina com o Dia de Oração pela Criação, no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia.

Os cristãos de todo o mundo se reúnem para seguir o chamado à ação para salvar nosso planeta. Este ano, “Plastic Bank se une para lançar nossa rebelião inter-religiosa de plástico social. Nosso apelo urgente à ação é para curar o oceano e empoderar as comunidades pobres”, assinalou em uma nota.

Plastic Bank

Em uma nota, Plastic Bank explicou que “foi fundada com a ideia de abordar dois problemas: os resíduos plásticos no oceano e a pobreza. A missão de Plastic Bank é deter o plástico oceânico, reunindo um bilhão de pessoas para monetizar resíduos e melhorar a vida”.

Indicou que, “ao permitir a troca de plástico por dinheiro, tudo pode ser comprado com lixo plástico. Isso inclui matrícula escolar, minutos de telefone celular, acesso Wi-Fi, plano de saúde, óleo de cozinha, leite fortificado, combustível e uma variedade de outras necessidades”.

Nesse sentido, explicou que existem no mundo pessoas que "veem o plástico como uma oportunidade para acabar com a pobreza em sua família".

Assim, “Plastic Bank usa um sistema bancário baseado em blockchain. Especialmente nos países em desenvolvimento com altas taxas de pobreza, a proteção contra a fraude em qualquer indústria é primordial para sua sustentabilidade”.

Da mesma forma, “para as empresas que compram este plástico social, é uma oportunidade de exibir autenticidade para o mundo. É uma boa maneira de envolver a força de trabalho, acionistas e consumidores. Plastic Bank está agora trabalhando no Haiti, nas Filipinas, na Indonésia e no Brasil”.

Confira também: