Dom Antonio Yao Shun, de 54 anos, foi o primeiro bispo nomeado na China após o acordo entre a Santa Sé e Pequim. Será titular da Diocese de Jining, também conhecida como Ulanqab, localizada na região chinesa da Mongólia Interior.

Segundo informa ‘Asia News’, a cerimônia de consagração foi realizada na Catedral de Jining e foi presidida por Dom Paolo Meng Qinglu, Bispo de Hohhot (Mongólia Interior).

Também concelebraram Dom Mattia Du Jiang, da Diocese de Bameng (Mongólia Interior); Dom Giuseppe Li Jing, Bispo da região de Ningxia; e Dom Paolo Meng Ningyou, da Diocese de Shanxi.

Além disso, cerca de 120 sacerdotes participaram, muitos dos quais pertencem à Diocese de Jining, embora sirvam em outras dioceses da China.

O lema escolhido pelo novo bispo é “Misericordes sicut pater”, ou seja, “misericordiosos como o Pai”, que foi o lema escolhido para o Jubileu do ano 2015-2016.

Dom Yao explicou que espera que "as Escrituras nos inspirem a ter mais sabedoria e que os Sacramentos nos nutram para a vida".

Segundo ‘Asia News’, esta é a primeira ordenação episcopal após o acordo provisório entre a Santa Sé e a China, anunciado em 22 de setembro de 2018. Este está relacionado com nomeação de bispos, mas os demais termos do acordo não foram divulgados.

Vários especialistas asseguram que, com este acordo, a China reconhece que, para ser consagrado bispo, é necessário ser nomeado pelo Papa.

Nesse sentido, essa ordenação poderia ser o resultado desse acordo, embora tanto os Bispos como os fiéis da China considerem que a nomeação de Dom Yao foi decidida pelo Papa antes da ratificação do acordo.

Breve biografia

Dom Yao nasceu em 1965, em Ulanqab. Foi ordenado sacerdote em 1991, depois de estudar no seminário nacional de Pequim. Entre 1994 e 1998, fez uma especialização em Liturgia, nos Estados Unidos, e outra em Estudos Bíblicos, em Jerusalém.

Nos anos 1990, lecionou no Seminário Nacional, do qual também foi diretor espiritual. Trabalhou na comissão litúrgica, que depende da Associação Patriótica e do Conselho dos Bispos chineses, entre 1998 e 2004, como secretário, e de 2004 até hoje, como vice-diretor.

Desde a morte de Dom Giovanni Liu Shigong, Bispo anterior de Jining, que morreu em 2017, a diocese estava vacante.

A Diocese de Jining (Ulanqab) tem cerca de 70 mil fiéis, que são atendidos por 30 sacerdotes e 12 religiosas.

Confira também: