O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, convidou os cristãos a se aprofundarem mais na liturgia para que entrem mais no “mistério pascoal”, ofereçam a vida “a serviço dos irmãos” e se deixem atrair pela santidade de Deus.

Em uma carta enviada nesta segunda-feira, 26 de agosto, ao presidente do Centro de Ação Litúrgica da Itália, Dom Claudio Maniago, por ocasião da Semana Litúrgica Nacional, que acontece de 26 a 29 de agosto, o Cardeal transmitiu o desejo do Papa Francisco de que "a partir das celebrações e reflexões da Semana Litúrgica Nacional seja amadurecida a consciência de que a liturgia é lugar privilegiado no qual a santidade de Deus nos atrai com a sua beleza, a sua verdade e a sua bondade".

O Secretário de Estado assinalou que, “de uma maneira particular na Eucaristia, o Espírito Santo nos faz entrar no mistério pascal, fazendo-nos passar com Cristo da morte à vida, fazendo-nos partícipes da vida divina que acolhe, transfigura todo nosso ser mortal, tornando-o capaz de amar como Ele, oferecendo sua própria vida a serviço dos irmãos”.

Do mesmo modo, dirigiu-se aos membros do Centro de Ação Litúrgica e enfatizou que “sua missão é difundir no povo de Deus o esplendor do mistério vivo do Senhor, que se manifesta na Liturgia, com uma formação litúrgica determinada a fazer com que todos tenham consciência do papel insubstituível da liturgia na e pela Igreja”.

De modo concreto, “trata-se de ajudar as comunidades a interiorizar melhor a oração da Igreja, a amá-la como experiência de encontro com o Senhor e com os irmãos e, neste espírito, aplicar seus conteúdos e observar seus ritos”.

“A liturgia será autêntica, ou seja, capaz de formar e transformar aqueles que participem nela, se eles, pastores e leigos, aprenderem cada vez mais a acolher o significado e a linguagem simbólica, incluindo a arte, o canto e a música a serviço do mistério celebrado, incluindo também o silêncio”.

"A mistagogia", a iniciação nos mistérios da Igreja, "é revelada como a maneira mais adequada de entrar neste percurso no qual se aprende a acolher com estupor a nova vida recebida através dos sacramentos e renová-la continuamente com alegria".

Finalmente, valorizou que a iniciativa da Semana Litúrgica Nacional, que o Centro de Ação Litúrgica se encarrega de levar a diferentes dioceses da geografia italiana, “tenha conseguido preparar, acompanhar, divulgar e aprofundar o caminho da renovação litúrgica querido pelo Concílio Vaticano II”.

Confira também: