Ao concluir a oração do Ângelus desta quinta-feira, 15 de agosto, o Papa Francisco abençoou 6 mil terços que serão entregues aos cristãos na Síria através da campanha “Console meu povo”, uma iniciativa promovida pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre.

“Peço-lhes que me acompanhem com a oração neste gesto que vou fazer: Vou abençoar um grande número de terços destinados aos irmãos na Síria”, disse o Papa na saudação final após a oração mariana do Ângelus.

Foram cerca de 6 mil terços confeccionados por religiosas em Belém e que a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) entregará aos fiéis católicos na Síria por ocasião da campanha "Console meu povo", uma iniciativa ecumênica à qual o Santo Padre se uniu para mostrar sua proximidade.

"Hoje, nesta grande festa de Maria, eu os abençoo e, depois, serão distribuídos às comunidades católicas na Síria como sinal da minha proximidade, especialmente para as famílias que perderem alguém por causa da guerra”, assinalou o Papa.

Nesse sentido, o Papa Francisco aproveitou a oportunidade para lembrar que "a oração feita com fé tem poder". Por esta razão, o Pontífice pediu que “continuemos a rezar o terço pela paz no Oriente Médio e no mundo inteiro".

Antes da oração do Ângelus, o Papa Francisco recebeu, na Casa Santa Marta, uma delegação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, liderada pelo presidente executivo internacional, Thomas Heine-Geldern, e por alguns diretores de sedes nacionais europeias, como foi o caso do diretor na Itália, Alessandro Monteduro.

Segundo uma declaração oficial desta fundação pontifícia, os 6 mil terços serão distribuídos aos cristãos sírios de diferentes denominações que sofreram a perda de um membro da família – sequestrado ou morto – durante a guerra.

Esta iniciativa é realizada por ocasião da campanha de oração “Console meu povo”, promovida pela ACN junto com a Igreja Católica e Ortodoxa da Síria.

Restabelecimento das relações entre Polônia e Santa Sé

Além disso, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis reunidos no Santuário Mariano de Czestochowa (Polônia), onde muitos peregrinos celebram nesta quinta-feira, 15 de agosto, Nossa Senhora da Assunção, assim como para recordar os 100 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Polônia.

"Envio meus cumprimentos àqueles que estão reunidos aos pés da 'Virgem Negra' e peço-lhes que rezem por toda a Igreja", disse o Papa, que também desejou que todos os presentes tenham uma feliz Festa da Assunção e concluiu com o seu pedido tradicional: “Não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até logo!”.

Confira também: