Locais de cultos cristãos construídos no passado sem autorizações no Egito estão passando por um processe de legalização.

Segundo informa a agência vaticana Fides, nos últimos dias, o comitê do governo criado para o controle das igrejas confirmou que outras 88 igrejas cristãs coptas já têm os requisitos necessários para sua legalização.

Desta forma, no total, existem 1.109 igrejas e edifícios anexos que foram regularizados pelo comitê.

Esse processo de legalização começou após a aprovação, em 2016, da nova lei sobre a construção e gestão de locais de culto, e tem como objetivo verificar se atendem aos padrões estabelecidos pela lei.

Nos anos anteriores, muitas igrejas e capelas foram construídas espontaneamente, sem as devidas autorizações e, segundo Fides, ainda hoje são usadas como desculpa pelos grupos islâmicos para fomentar a violência sectária contra os cristãos.

A lei sobre locais de culto, que foi aprovada em 2016, representou para a comunidade cristã egípcia um passo adiante no respeito às chamadas “10 regras” que foram acrescentadas à legislação em 1934 pelo Ministério do Interior, que proibia, entre outros assuntos, a construção de novas igrejas perto de escolas, canais, edifícios do governo, trilhos de trem e áreas residenciais.

A aplicação rigorosa dessas leis havia impossibilitado a construção de igrejas em cidades e vilarejos onde os cristãos moravam, especialmente nas áreas rurais do Alto Egito.

Confira também: