O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assinalou que a violência se gera pela perda de valores na família, e não necessariamente pelo modelo econômico, a corrupção ou a incapacidade das autoridades.

Ao termino da Missa dominical, o Cardeal destacou a necessidade de fortalecer a família. Explicou que ao analisar a realidade carcerária junto ao ex-chefe de Governo Andrés Manuel López Obrador, comprovou-se que mais de 90 por cento dos presos do Distrito Federal “não tinha um sustento familiar, e quando chega um momento de liberação ninguém os recebe e a situação de abandono é pior se forem mulheres”.

O Cardeal Rivera advertiu que uma família que vive na pobreza se vê tentada a caminhar pelo caminho do mal. “Se pai e mãe têm que estar trabalhando e abandonam aos filhos, esses meninos vão sofrer, e se não terem o necessário facilmente podem desviar-se”, assinalou.

O Arcebispo indicou que embora às autoridades compete proporcionar uma boa legislação e zelar porque esta se cumpra, têm também a obrigação de “promover os valores através do sistema educativo e os meios de comunicação”. Entretanto, acrescentou, o problema da violência  compete a todos os mexicanos.

Com respeito ao programa o México Seguro, criado para combater a delinqüência, o Cardeal assinalou que deve ser avaliado daqui a um tempo, porque “a luta contra a violência é larga” e os resultados não se vêem imediatamente.

“Se deve seguir trabalhando e redobrar os esforços para erradicar a violência em nosso país”, afirmou.