Um detalhe pouco conhecido de Los Angeles, a segunda maior cidade dos Estados Unidos, com aproximadamente 50% de habitantes latinos, é que o seu nome foi inspirado na Virgem Maria.

Em 2 de agosto de 1769, Festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, o missionário espanhol Pe. Juan Crespí chegou à região que atualmente é a cidade de Los Angeles.

Pe. Crespí era  capelão do grupo do Capitão Fernando Rivera, na expedição de Gaspar de Portolá i Rovira.

Na região, encontrou um rio, o qual chamou “O Rio de Nossa Senhora, a Rainha dos Anjos de Porciúncula”, e recomendou que fosse estabelecida na região uma missão de evangelização.

Na mesma expedição, mas em outro percurso, viajava São Junípero Serra, considerado o Pai do Estado da Califórnia.

Imagem na missão São Carlos Borromeo, em Carmel-by-the-Sea (Califórnia), de Pe. Juan Crespí, que morreu antes de São Junípero Serra, rezando diante do corpo do santo. Foto: Miguel Hermoso Cuesta (CC BY-SA 4.0).

Em 14 de setembro de 1781, segundo relata a história local, 44 habitantes da região, acompanhados pelos dois sacerdotes e um esquadrão militar, chegaram à região recomendada pelo Pe. Crespí e fundaram o “Povoado de Nossa Senhora, a Rainha dos Anjos de Porciúncula”, tomando o nome do rio.

Los Angeles fazia parte do reino espanhol, dentro do vice-reino da Nova Espanha. Com a independência da Nova Espanha, em 1821, Los Angeles foi anexada ao território do México.

Depois da guerra entre o México e os Estados Unidos, no século XIX, Los Angeles e outros territórios ficaram sob o poder do atual Estado da Califórnia.

Paisagem atual de Los Angeles. Foto: Nserrano / Wikipedia (CC BY-SA 3.0).

Atualmente, a Arquidiocese de Los Angeles é a diocese mais populosa dos Estados Unidos, com aproximadamente cinco milhões de católicos. É governada pastoralmente por Dom José Gomez, o qual é de origem mexicana.

O rio que o Pe. Crespí encontrou hoje também se chama “Rio Los Angeles” e atravessa a cidade.

Confira também: