Ao concluir a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco recordou que no dia 9 de agosto a Igreja universal celebrará a festa de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) e exortou a imitar a coragem e autêntica conversão a Cristo da copadroeira da Europa.

"Depois de amanhã celebraremos a festa de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), Virgem e Mártir, copadroeira da Europa", assinalou o Papa.

Nesta linha, o Papa Francisco convidou todos os fiéis reunidos na Sala Paulo VI do Vaticano a “olharem suas escolhas corajosas, expressas em uma autêntica conversão a Cristo, como também no dom de sua vida contra toda forma de intolerância e de perversão ideológica”.

Dados biográficos

Santa Edith, também conhecida como Irmã Teresa Benedita da Cruz, foi uma convertida do judaísmo, monja carmelita, filósofa e escritora espiritual.

Nascida em uma família judia, abandonou o judaísmo pelo ateísmo e depois encontrou seu caminho no cristianismo através da filosofia. Edith abraçou o catolicismo depois de estudar a filosofia da fenomenologia, o tomismo e ler a autobiografia de Santa Teresa d’Ávila.

Entrou nas Carmelitas em 1934 e foi transferida da Alemanha para a Holanda em 1938, para escapar dos nazistas.

Em 1942, no entanto, a Alemanha invadiu a Europa Ocidental e ela foi presa junto com a sua irmã Rosa (também convertida) como parte do decreto nazista contra todos os católicos não arianos. Morreu em uma câmara de gás no mês de agosto do mesmo ano.

O Papa São João Paulo II a canonizou em 1998 e, no ano seguinte, nomeou-a copadroeira da Europa, com Santa Brígida da Suécia e Santa Catarina de Sena.

Confira também: