“Como gostaria que em todos os lugares e em todas as línguas se expressasse a alegria pela Assunção de Maria!... Que todo homem e toda mulher tomem consciência de ser chamados, por diferentes caminhos, para participar da glória celestial de sua verdadeira Mãe e Rainha ”, disse São João Paulo II, em 1995, por ocasião da Solenidade da Assunção da Virgem Maria.

Próximos a esta grande Solenidade, que a Igreja celebra em 15 de agosto, apresentamos a novena disponibilizada pelo site da Comunidade Shalom, em honra à Nossa Senhora da Assunção.

Primeiro dia:

Ó Virgem Imaculada, Mãe de Jesus e nossa Mãe, nós acreditamos em vossa Assunção triunfante ao céu, onde os anjos e santos vos aclamam como Rainha do Céu e da terra.

Nós nos unimos a eles para louvar ao Senhor que vos elevou acima de todas as criaturas.Com eles, oferecemos-vos nossa devoção e amor.

Estamos confiantes de que vós vigiais nossos esforços diários e rogamos para que vós possais interceder por nós em nossas necessidades (mencionar o pedido). Confortamo-nos na fé na Ressurreição vindoura e olhamos para vós, nossa vida, nossa doçura e nossa esperança. Depois desta vida terrena, mostrai-nos Jesus, o bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

Segundo dia:

Ó Maria, Assunta ao Céu, nós vos veneramos como a Rainha do Céu e da terra. Vosso próprio Filho vos elevou a um trono de glória no Céu, ao lado d’Ele próprio. Por terdes experimentado a amargura da dor e da tristeza com Ele na terra, vós agora desfrutais da bem-aventurança eterna com Ele no Céu.

Qual nossa Rainha amorosa, intercedei por nós em nossas necessidades (mencionar o pedido).

Somos gratos a Jesus por ter colocado a mais belas das coroas em vossa cabeça, enquanto todos os Anjos e Santos vos aclamam como sua Rainha.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

Terceiro dia:

Ó Mãe, Assunta ao céu, porque estivestes em todos os mistérios da nossa Redenção aqui na terra, Jesus vos coroou não apenas com glória, mas com o poder. Pela vossa mais gloriosa e poderosa intercessão, ajudai-nos, ó Mãe amorosa e apresentai a Jesus o nosso pedido (mencionar o pedido). Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

Quarto dia:

Ó Querida Mãe Maria, Deus vos colocou à Sua mão direita para que possais dispor dos tesouros da graça por um título singular – o de Mãe de Deus.

No meio de todos os Santos, vós sois Rainha deles e nossa – mais cara para o Coração de Deus do que qualquer criatura no Reino d’Ele.

Mais em

Vós rezais por vossos filhos e distribui para nós toda a graça conquistada pelo nosso Amado Salvador na Cruz.

Com o vosso mais sagrado título, intercedei por nós em nossas necessidades e solicitai a Jesus que nos conceda este favor, se for para o bem de nossas almas (mencionar o pedido).

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

Quinto dia:

Ó Mãe misericordiosa e amorosa, possa a vossa beleza gloriosa encher nossos corações com um desgosto para as coisas terrenas e um desejo ardente pelas alegrias do céu. Que vosso olhar misericordioso olhe com compaixão para nossas lutas e nossa fraqueza neste vale de lágrimas.

Ouvi, então, Mãe amorosa, a nossa súplica e rogai a Jesus por nós (mencionar o pedido).

Cobri-nos com o puro manto da inocência e da graça aqui na terra, e com o da imortalidade e da glória no Céu.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

Sexto dia:

Ó Maria, nossa querida Mãe e poderosa Rainha, tomai e recebei nossos pobres corações com toda sua liberdade e os seus desejos, todo amor, todas as virtudes e as graças com que podem ser adornados.

Tudo o que somos e tudo o que podemos ser, tudo o que temos e tudo o que possuímos por natureza assim como por graça, nós recebemos de Deus através de vossa amorosa intercessão.

Ajudai-nos, querida Mãe, a devolver a Deus tudo o que temos, incluindo nossos pedidos (mencionar o pedido). Ó Nossa Senhora e Rainha, em vossas mãos soberanas confiamos tudo que possa ser devolvido à sua nobre origem.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria…

Sétimo dia:

Ó Maria, Rainha de todo coração, recebei tudo o que somos e que nos une a vós pelos laços do amor, para que possamos ser vossos para sempre e sejamos capazes de dizer com toda a verdade: “Eu pertenço a Jesus, por Maria”.

Ó Nossa Mãe, Assunta ao Céu e Rainha do Universo, Sempre-Virgem Mãe de Deus, obtende-nos o que vós pedimos, se for para a glória de Deus e bem de nossas almas (mencionar o pedido).

Ó Nossa Mãe, Assunta ao Céu, nós vos amamos, mas dê-nos um maior amor por Jesus e por vós.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

 Ave Maria…

Oitavo dia:

Ó Maria, Rainha Assunta ao céu, nós nos regozijamos com o vosso título de Rainha do Céu e da Terra.

Vós destes vosso santo “Fiat” a Deus e vos tornaste a Mãe de nosso Salvador. Obtende-nos a paz e a salvação através de vossas orações, por terdes dado à luz a Cristo nosso Senhor, o Salvador da humanidade.

Intercedei por nós e levai nossas petições diante do Trono de Deus (mencionar o pedido).

Através de vossas orações, possam nossas almas ser preenchidas com um intenso desejo de ser como vós, um humilde vaso do Espírito Santo e uma serva de Deus Todo Poderoso.

Rogai por nós, ó Rainha Assunta ao Céu, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Ave Maria…

Nono dia:

Ó Mãe Santíssima Assunta ao Céu, depois de anos de martírio heroico na terra, nos alegramos que Vós fostes finalmente levada ao trono preparado para vós no Céu pela Santíssima Trindade.

Elevai os nossos corações convosco na glória de vossa Assunção, acima do toque terrível do pecado e da impureza.

Ensinai-nos como a terra se torna pequena quando vista do céu.

Faça-nos perceber que a morte é a porta triunfal pela qual iremos passar até o vosso Filho, e que algum dia os nossos corpos irão se juntar às nossas almas na infinita felicidade do Céu.

Desta terra, sobre a qual pisamos como peregrinos, nós olhamos para vós em busca de auxílio.

Em honra da vossa Assunção ao Céu nós pedimos a graça de (mencionar o pedido).

Quando a hora da nossa morte vier, levai-nos com segurança à presença de Jesus para contemplar a visão de Deus por toda a eternidade, junto convosco.

Rogai por nós, ó Rainha Assunta ao Céu, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Ave Maria…

Confira também: