Neste sábado, 20 de julho, será celebrado o 50º aniversário da chegada do homem à Lua. No entanto, poucos sabem da relação especial que os astronautas da missão Apolo XI tiveram com Nossa Senhora da Lua (Virgen de Luna, em espanhol), padroeira das cidades de Pozoblanco e Villanueva de Córdoba (Espanha).

A relação entre Nossa Senhora da Lua e os astronautas da missão da Apollo XI ocorreu graças à grande devoção que Felipe Sánchez, secretário da Confraria da ‘Virgen de Luna’ de Córdoba, tinha pela Virgem.

"Meu pai era uma pessoa simples, um empregado de uma farmácia, ele não era o dono. (...) Sua prioridade era Nossa Senhora da Lua e levar a Virgem da Lua para todos os lugares. E trabalhava com dedicação por todas estas coisas", lembra seu filho Rafael Sánchez.

Em entrevista concedida à Rede COPE, disse que seu pai, Felipe Sánchez, que morreu em 1997, viu uma clara relação entre essa devoção de Nossa Senhora da Lua e a chegada do homem à Lua e, por isso, decidiu escrever uma carta para os astronautas Armstrong, Collin e Aldrin "dando-lhes parabéns pela conquista alcançada".

"Com grande entusiasmo e com muita humildade, escreveu algumas cartas e enviou-as ao embaixador dos EUA na Espanha, pedindo-lhe que as enviasse à NASA e anexou algumas fotos de Nossa Senhora da Lua", destacou Rafael Sánchez.

As cartas foram escritas no final de julho de 1969 e chegaram à embaixada no início do mês de agosto do mesmo ano.

"A surpresa é que no final de setembro, chegou à casa um envelope da NASA contendo uma carta com as assinaturas originais dos astronautas Armstrong, Collins e Aldrin, agradecendo o gesto que teve para com eles de enviar aqueles santinhos da Virgem, confirmando que tinham recebido e, ao mesmo tempo, enviaram uma foto assinada e um cartão com a assinatura deles", explicou Rafael.

Estas cartas estão guardadas no Santuário da Jara, onde está Nossa Senhora da Lua, em Córdoba.

Além disso, Rafael disse que estas cartas foram "o começo de uma história bonita", pois a troca de correspondências continuou com as seguintes missões espaciais e “consta que até o Apolo XVII, os astronautas enviaram uma carta assinada para o meu pai”.

Confira também: