Para comemorar o 450 aniversário da morte de Santo Tomás de Villanueva (1486-1555), os religiosos agustinianos dessa cidade, a cuja ordem pertenceu o santo, levaram a gibi a vida de quem fora Arcebispo de Valência.

Segundo a agência Avan, o desenhista valenciano Francisco Javier Marín, de 33 anos, desenhou e elaborou o gibi do santo, nascido em Cidade Real e chamado à Casa do Pai em Valência, onde exerceu o ministério episcopal por onze anos, depois de sua designação pelo Papa Paulo III em 1544. 

O próprio autor informou que o gibi contém cerca de 160 vinhetas que “narram toda sua vida e obra”. Para isso, utilizou como documentação um livro do século XVI sobre o santo, assim como uma biografia escrita pelo Francisco de Quevedo, “grande admirador de Santo Tomás, e numerosos escritos contemporâneos.

Entre as etapas da vida de Santo Tomás que reflete o gibi figura, além do nascimento, a infância do santo e os lugares que percorreu, sua estadia na cidade de Valência, “à qual dedica seis páginas”, segundo o autor.

Também aparecem ao longo da obra “cenas populares do santo dando esmolas aos pobres”, sua eleição como arcebispo de Valência,  assim como com o imperador Carlos V de quem foi pregador, conselheiro e confessor, acrescentou Marín. De igual forma, a última página do livro alberga uma única vinheta, dedicada à morte do santo.