Há cerca de 50 anos, em 13 de julho de 1969, o Papa São Paulo VI presidiu o Ângelus no Vaticano e dirigiu umas palavras cheias de emoção antes que o homem chegasse à Lua.

"Um pensamento está na mente de todos esta semana: a expedição de astronautas americanos à Lua. E é esse pensamento que vai além dos elementos descritivos desse fato único e maravilhoso", disse o Santo Padre sobre a missão Apollo 11, que partiu dos Estados Unidos em 16 de julho de 1969 e chegou à Lua quatro dias depois.

"A ciência e a tecnologia se manifestam de maneira tão incomparável, complexa e audaciosa, que marcam o ápice de suas conquistas que nos permitem pressagiar outras que talvez a imaginação seja incapaz de sonhar. E o mais surpreendente é ver que não se trata de sonhos. A ficção científica se torna realidade", continuou o Pontífice.

São Paulo VI comentou que os avanços tecnológicos que permitiram a ida à Lua levam finalmente a uma reflexão "sobre o homem, o mundo, a civilização da qual nascem novidades de grande sabedoria e poder".

"Sim, sobre o homem. Quem é este ser capaz de tanto? Tão pequeno, tão frágil, tão semelhante ao animal, que não transforma e não supera por si só os confins dos próprios instintos naturais, e assim tão superior, tão dono das coisas, tão vitorioso sobre o tempo e sobre o espaço? Quem somos nós?”.

O homem, disse o Papa Montini, "criatura de Deus, mais do que a lua misteriosa, está no centro deste feito, que se revela. Revela-se gigante. Revela-se divino, não em si, mas no seu princípio e no seu destino. Honra ao homem, honra à sua dignidade, ao seu espírito e à sua vida".

"Por ele, pela humanidade, pelos pensadores e heróis deste empreendimento fabuloso, hoje rezamos", concluiu.

O Santo Padre fez esta reflexão uma semana antes do primeiro homem chegar à Lua, em 20 de julho de 1969. Neste dia, os astronautas Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins chegaram ao Mar da Tranquilidade no satélite terrestre.

Armstrong, que era o comandante da missão, tornou-se o primeiro homem a pisar no satélite, momento no qual proferiu a sua famosa frase: "Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade".

Os astronautas se comunicaram da Lua com o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, que lhes disse que, "neste momento único na história do mundo, todos os povos da Terra formam um só. O que fizeram nos deixa orgulhosos e rezamos para que voltem sãos e salvos para a Terra”.

Armstrong respondeu: "Para nós é uma honra e um privilégio estarmos aqui. Representamos não apenas os Estados Unidos, mas também os homens de paz de todos os países. É uma visão do futuro. É uma honra para nós participar desta missão hoje".

A viagem de volta a Terra culminou em 24 de julho com o desembarque no Oceano Pacífico, que encerrou a missão.

Confira também: