O Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, afirmou através de sua conta no Twitter que Vincent Lambert, o francês tetraplégico, de 43 anos, que morreu nesta manhã após a retirada de sua hidratação e alimentação, "morreu como um mártir".

"Neste dia triste, rezo pelo descanso eterno da alma de Vincent Lambert, que morreu como um mártir, vítima da loucura assustadora dos homens do nosso tempo. Rezo por sua família e, em particular, por seus pais tão corajosos, tão dignos. Não tenhamos medo. Deus está vendo", escreveu o Purpurado, nesta quinta-feira, 11 de julho.

Vincent morreu hoje no hospital Chu de Reims, onde esteve internado por anos. Lambert ficou tetraplégico após um acidente em 2008. Há alguns dias, os médicos removeram os tubos de água e alimentação para deixá-lo morrer sob "sedação profunda e contínua".

O Papa Francisco também se pronunciou sobre o caso na manhã de hoje: "Deus Pai acolha Vincent Lambert em seus braços. Não construamos uma civilização que elimina as pessoas cujas vidas consideramos não sejam mais dignas de serem vividas: toda vida tem valor, sempre", foi a mensagem do Pontífice através do Twitter.

Em outra publicação na rede social, a Pontifícia Academia para a Vida disse que a morte de Lambert foi "uma derrota para a nossa humanidade".

Na sexta-feira, 28 de junho, o Tribunal de Cassação, a máxima autoridade judicial da França, autorizou a remoção de seu suporte vital, revogando assim uma decisão anterior do Tribunal de Apelações de Paris. Este último tinha ordenado em 20 de maio que fossem retomadas a alimentação e a hidratação que haviam sido retiradas de Lambert algumas horas antes.

Em 2 de julho, os médicos informaram à família de Lambert, por e-mail, que a alimentação e a água seriam removidas novamente.

O Arcebispo de Paris, Dom Michel Aupetit, pediu aos sacerdotes franceses, em 10 de julho, que oferecessem missas por Vincent Lambert.

Confira também: