O tribunal eclesiástico da Diocese de Lyon (França) anunciou através de um comunicado a "demissão do estado clerical" de Pe. Bernard Preynat ao reconhecê-lo culpado de dezenas de abusos sexuais cometidos contra menores de 16 anos.

"Dados os fatos e a sua recorrência, o grande número de vítimas, o fato de que Pe. Bernard Preynat abusou da autoridade a ele concedida devido à sua posição no grupo Scout, que ele havia fundado e dirigido desde então, assumindo a responsabilidade dupla de chefe e capelão, o Tribunal decidiu aplicar a pena máxima prevista pelo Direito Canônico, ou seja, a destituição do estado clerical”, destacaram no comunicado.

Também indicaram que Preynat pode recorrer da decisão do tribunal eclesiástico e que as denúncias das mais de 70 vítimas serão investigadas, uma a uma, para uma possível compensação financeira.

Benard Preynat, de 74 anos, reconheceu ter abusado de dezenas de crianças dos anos 1970 aos anos 1990 e está atualmente aguardando julgamento perante as autoridades civis para uma série de casos que não tinham prescrito.

O Cardeal Philippe Barbarin foi condenado a seis meses de prisão com pena suspensa, por não ter agido contra Preynat depois de saber dos abusos cometidos por ele.

O Cardeal Barbarin sempre negou ter encoberto os casos de abuso de Preynat.

Confira também: