O Papa Francisco aceitou nesta quinta-feira, 4 de julho, a renúncia de Dom Rino Passigato ao cargo de Núncio Apostólico em Portugal, por ter atingido o limite de idade estabelecido pelo código de direito canônico, 75 anos.

Dom Rino Passigato foi nomeado Núncio em Portugal em 8 de novembro de 2008, mquando substituiu Dom Alfio Rapisarda.

Recentemente, foi condecorado com a Cruz de São Jorge pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. Nesta cerimônia, falou com a imprensa sobre sua passagem por Portugal.

“Portugal foi para mim a realização de um sonho, de um desejo, e o coroar de uma vida dedicada a este serviço”, declarou.

Natural de Bovolone, Itália, Dom Rino Passigato foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1968, em Verona. Em 1991, foi nomeado Arcebispo titular de Nova César e pró-núncio apostólico no Burundi.

Entre 1996 e 1999, foi Núncio na Bolívia e, entre 1999 e 2008, no Peru. Foi nomeado representante diplomático do Papa em Portugal em 8 de novembro de 2008, substituindo Dom Alfio Rapisarda.

Segundo assinala a Agência Ecclesia, do episcopado português, durante os últimos meses de sua missão em território português, trabalhou na concretização de um relatório sobre o ponto da situação da Igreja Católica e do país, o qual, conforme explicou, será essencial na passagem de “instruções para um novo núncio apostólico”.

Confira também: