O Papa Francisco fez a entrega para a delegação do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, de um relicário contendo alguns fragmentos de osso que a tradição atribui ao Apóstolo São Pedro.

O relicário, elaborado durante o pontificado de São Paulo VI, ficava guardado na capela dos aposentos papais do Palácio Apostólico.

No último sábado, 29 de junho, após a celebração da Missa junto ao túmulo de São Pedro, na Basílica Vaticana, por ocasião da visita da delegação a Roma para celebrar a festa de São Pedro e São Paulo, o Santo Padre convidou o chefe da delegação, Arcebispo Job, para acompanhá-lo ao Palácio Apostólico para fazer a entrega de um presente ao patriarca Bartolomeu.

Assim que chegaram à capela, o Pontífice revelou o segredo: fazia a entrega ao Patriarca Bartolomeu do relicário com as relíquias de São Pedro.

O Patriarca Bartolomeu foi rapidamente informado do presente de Francisco e se organizou o translado das relíquias para Istambul (Turquia), onde fica a sede do Patriarcado.

O Patriarca Bartolomeu fez o anúncio pessoalmente aos fiéis sobre o presente do Papa Francisco durante a celebração da festa dos Apóstolos, que na tradição Ortodoxa é celebrada um dia depois da Solenidade de São Pedro e São Paulo.

Em declarações recolhidas por Vaticano News, o Arcebispo Job assinalou que "este é para nós um evento extraordinário e inesperado".

Embora a necrópole do Vaticano tenha sido descoberta no final dos anos 30 e início dos 40, somente em 26 de junho de 1968, o Papa Paulo VI anunciou a descoberta das relíquias de São Pedro. Uma parte delas foi guardada no relicário que, agora, será custodiado em Istambul.

Confira também: