A “Jornada do compromisso social” se celebrou nessa sexta-feira na Alemanha, através da qual os jovens  já presentes na região com motivo da próxima Jornada Mundial da Juventude emprestaram apoio a cerca de 4.300 projetos de ajuda social distribuídos nas diversas dioceses alemãs.

O lema da iniciativa, “Contribui a construir um mundo justo”, inspira-se nas palavras pronunciadas pelo Papa João Paulo II durante o Ángelus da JMJ de Toronto (Canadá), durante o qual o defunto Pontífice convidou aos jovens a atuar “para edificar a civilização do amor e da justiça”.

A jornada se dividiu em diversos itens, da ajuda direta a pessoas necessitadas até a reflexão  em torno de temas globais como a ecologia e o comércio justo.

Uma parte importante dos jovens escolheu dedicar suas forças à atenção direta de doentes e anciões, atividades com meninos doentes, com refugiados e com emigrantes. Ao meio dia, na paróquia do Sankt Peter da Arquidiocese do Mainz, o Cardeal Karl Lehmann, Presidente da Conferência Episcopal Alemã, apresentou a Jornada à imprensa e mostrou aos jornalistas uma iniciativa de serviço de um grupo de jovens em um refeitório para pessoas pobres e sem teto.