Esculturas de Nossa Senhora de Guadalupe, São Juan Diego e de um franciscano batizando foram levadas do México para ficar no Monte Tabor, na Terra Santa, onde Jesus se transfigurou diante dos apóstolos Pedro, Tiago e João.

As esculturas foram realizadas por Antonio Castellanos Basich, artista que fez, entre outras obras, a Cruz Monumental localizada onde começam as peregrinações à Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, e um medalhão com Nossa Senhora e São Juan Diego, instalado no átrio da Catedral do México.

Pe. José de Jesús Aguilar, diretor de Arte Sacra da Arquidiocese do México, foi o responsável por levar em junho deste ano as esculturas ao Monte Tabor, onde fica Basílica da Transfiguração, sob os cuidados dos frades franciscanos.

Em diálogo com o Grupo ACI, Pe. Aguilar enfatizou que "a Sagrada Escritura menciona várias montanhas como lugar de encontro com Deus. Talvez porque parecem alcançar o céu, ou porque é preciso fazer um esforço e ser constantes para chegar ao cume, ou porque de suas alturas se tem uma visão melhor e mais ampla das coisas".

"No Monte Moira, Abraão ia sacrificar seu filho Isaac; no Monte Sinai, Deus apareceu a Moisés e lhe deu as tábuas da lei; no Monte Carmelo, Deus se mostrou ao profeta Elias. Em uma montanha, Jesus ensinou as bem-aventuranças; no Monte das Oliveiras, Jesus, através da oração, preparou-se para a sua paixão e morte. No Calvário, entregou sua vida por nós; e no Tabor, transfigurou-se para mostrar aos seus discípulos que a paixão é o caminho para a ressurreição”.

O sacerdote mexicano explicou que "o Monte Tabor se encontra na região da Galileia e, em seu cume, a partir do século IV, um monumento foi erguido para recordar a transfiguração de Cristo. A peregrinação constante dos fiéis fez com que tenham se construído três basílicas, em alusão às três tendas que Pedro propôs a Jesus e no século VII começaram a ser habitadas pelos monges”.

"Lamentavelmente, em 1212, o Sultão Malek al-Adel destruiu os santuários e, embora tenham sido reconstruídos um pouco depois, em 1263 o Sultão Bibars voltou a destruir tudo”.

Apenas em 1921, sob os cuidados dos frades franciscanos, que começou a construção da basílica atual.

Para Pe. Aguilar, a finalidade de levar as imagens mexicanas a esse lugar da Terra Santa foi “irmanar o Monte Tepeyac com o Tabor”.

"Os custódios do lugar receberam e agradeceram os presentes que serão colocados em um lugar especial onde os peregrinos se reúnem para rezar e celebrar a Santa Missa, recordando que todo peregrino deve tentar transfigurar sua vida no amor, seguindo o exemplo de Nossa Senhora e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo", indicou o sacerdote.

Confira também: