A Igreja no Uruguai se prepara para enviar a seus representantes à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que começará em 16 de agosto na cidade alemã de Colônia.

A comissão uruguaia estará representada por 15 jovens representantes das dioceses do país e contará com a ativa participação de três bispos, convidados especialmente pela Santa Sé.

O Presidente da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU) e Bispo de São José de Maio, Dom Pablo Galimberti, foi convidado em caráter de perito para ditar duas catequeses orientadas aos jovens de fala hispana. Em 18 de agosto abordará o tema “Encontrar-se com Cristo na Eucaristia” e o 19 “Viver no mundo como verdadeiros adoradores de Deus”, catequese inspirada no relato da visita dos reis magos ao Presépio.

O prelado estará acompanhado pelo Bispo de Maldonado, Dom Rodolfo Wirz, convidado especialmente pelo episcopado alemão. Dom Wirz nasceu na Alemanha mas desde os sete anos radicou no Uruguai com seu tio o sacerdote alemão Padre Kramer; e agora na JMJ se reunirá com o presidente da Alemanha, Horst Kohler, junto com outros dez bispos latino-americanos, dez asiáticos e dez africanos.

Também a delegação de jovens uruguaios estarão acompanhados pelo Bispo Auxiliar de Salto e Presidente da Comissão de Pastoral Juvenil da CEU, Dom Heriberto Bodeant.