Em vista das celebrações do Dia do Orgulho Gay, o porta-voz e secretário geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Luis Argüello, assegurou que gostaria que "o orgulho da maternidade e da paternidade fosse promovido, o orgulho de valorizar a diferença sexual".

Dom Argüello explicou que sempre defendeu "a dignidade e a acolhida de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual, tendência ou como queiramos dizer".

Contudo, ressaltou que a Igreja afirma a existência de "uma proposta antropológica a ser feita que nasce do que se chama o significado da diferença sexual, e que aceitando e respeitando a situação das pessoas, achamos que é muito importante destacar a diferença sexual, a diferença entre ser homem e mulher, da relação entre homem e mulher, o papel do casamento, da família, a abertura à vida...".

Por isso, assegurou que "é algo de que nos sentimos orgulhosos e que gostaríamos que fosse promovido, o orgulho da maternidade e da paternidade. O orgulho de valorizar a diferença sexual".

O porta-voz da CEE também lembrou que "a aceitação das pessoas em sua situação não pode impedir uma proposta antropológica".

Dom Argüello declarou ainda que "algumas das leis vigentes em nossas comunidades autônomas, ao regulamentar estes assuntos, colocam em jogo a liberdade quando se trata de ter uma proposta a fazer, no momento da liberdade de considerar a própria orientação de cada um".

Segundo afirmou, trata-se de um assunto de “especial importância” e que é valorizado não somente a partir “da fé ou da revelação do Evangelho”, mas que nasce de uma “experiência humana essencial, somos homens e mulheres, nascemos de uma relação de um homem e de uma mulher. Esse é o significado da diferença sexual, achamos que é valioso e achamos que é importante ressaltar o orgulho de ser pai e de ser mãe”.

Confira também: