Um rabino judeu escreveu um livro no qual reivindica a memória do Papa Pio XII, esclarecendo que realmente o Santo Padre defendeu os judeus durante a Segunda Guerra Mundial e salvou a vida de muitos deles.

Alan Caruba, escritor do ChronWatch, informou que o rabino David G. Dalin escreveu o livro The Myth of Hitler's Pope: How Pope Pius XII Rescued Jews from the Nazistas (O Mito do Papa de Hitler: Como Pio XII resgatou os judeus dos nazistas) no qual dá conta da verdadeira relação histórica do Pontífice com os judeus desse tempo.

"Existiu uma tradição de apoio papal para os judeus na Europa do século XIV, pelo menos. É abominável culpar Pio XII, amigo dos judeus, por coisas que são absoluta responsabilidade de Hitler", afirma Dalin e põe como exemplo a ampla documentação que dá conta do Papa Pio XII salvando a vida de quase cinco mil judeus em Roma, escondendo-os no Vaticano, em mosteiros e conventos da cidade. Segundo Dalin, O Papa fez muito mais.

Durante o século XX, e os Papas Pio XI e Pio XII condenaram firmemente os nazistas. Para o segundo, Hitler era "o maior inimigo de Cristo e da Igreja nos tempos modernos". Enquanto foi Núncio Apostólico na Alemanha, o Cardeal Pacelli –que seria depois Pio XII– pronunciou 44 discursos. Em 40 deles denunciou alguns dos aspectos da emergente ideologia nazista.

Para o rabino Dalin, a origem das calúnias contra o Santo Padre se deve à cultura liberal da guerra, que se opõe à tradição, –aonde a controvérsia do Papa Pio XII é um microcosmos– que deve ser reconhecido pelo que é na realidade: Um assalto à Igreja Católica como instituição e à religião tradicional".

Para a Caruba, o livro aparece no momento justo. "Em meio da ‘guerra Santa’ declarada pelo Islã contra ocidente, que vista mais amplamente é contra todas as outras religiões". Além disso, "Pio XII e João Paulo II são grandes exemplos de católicos que sempre defenderam aos judeus e ao Judaísmo, em geral".

No momento, o livro só pode ser encontrado em inglês.