Um ônibus que transportava um grupo de jovens católicos de Novo México (EUA) bateu ao sul do estado do Colorado, provocando a morte de pelo menos duas pessoas, incluindo o motorista e um seminarista.

Além disso, outras 13 pessoas ficaram feridas e foram transferidas para hospitais locais no domingo, 23 de junho.

O grupo de estudantes, que faz parte da paróquia "Thomas Aquinas Newman Center", dentro da Universidade do Novo México, em Albuquerque, esteve em Denver durante o final de semana participando de uma conferência anual de jovens católicos.

Entre os falecidos está Jason Paul Marshall, um seminarista da Arquidiocese de Santa Fé. Marshall estudava teologia no Pontifical College Josephinum em Columbus, Ohio.

O acidente ocorreu na rodovia interestadual 25 por volta das 14h30 (hora local) de domingo. O ônibus se chocou contra parte da estrutura de uma ponte, ficou desgovernado e caiu em uma vala.

A Patrulha do Estado do Colorado informou que, após o impacto, o motorista foi lançado para fora do ônibus e morreu instantaneamente. Outros 13 passageiros sofreram ferimentos de leves a graves. A Arquidiocese de Santa Fé anunciou mais tarde a morte do motorista de 22 anos, Anthony Padilla.

Um total de 14 ambulâncias e três helicópteros chegaram ao local. As autoridades informaram que o motorista, aparentemente, tinha um "problema médico não especificado". No entanto, a causa real do acidente ainda está sendo investigada.

O Arcebispo de Santa Fé, Dom John Wester, celebrará uma Missa no dia 26 de junho no Newman Center pelas vítimas do acidente.

Além disso, cerca de 30 membros que também pertencem ao grupo de jovens católicos participaram de uma Missa no domingo à noite na Catedral Basílica da Imaculada Conceição, em Denver. Pe. Robert Fisher ofereceu orações pelas vítimas do acidente.

"Por favor, rezem nesta noite por um grupo católico do Novo México que esteve envolvido em um trágico acidente de ônibus nesta tarde", escreveu a Arquidiocese de Denver em sua conta no Facebook.

"O grupo havia participado da Steubenville of the Rockies Youth Conference, em Denver, e estava a caminho de casa. Enviamos nossas orações e nossas mais profundas condolências às famílias e amigos daqueles que morreram e nossas orações pela cura e consolo dos feridos", acrescentou.

Confira também: